FC PORTO VENCE TAÇA DE PORTUGAL E CONQUISTA 'DOBRADINHA' INÉDITA
O FC Porto venceu hoje pela oitava vez no seu historial a Taça de Portugal de andebol em Sines, batendo o Águas Santas por 31-30, conquistando pela primeira vez de forma inédita a 'dobradinha'.
Os 'portistas' tiveram que suar para conseguir o triunfo, pois aos 35 minutos tinham sete golos de vantagem e pareciam bem encaminhados para vencer a prova sem sobressaltos, mas os jogadores de José António Silva apresentaram-se aplicados, descomplexados e com uma atitude louvável de entrega e empenho até ao fim do encontro.
O FC Porto realizou hoje o seu 57.º jogo da época e o Águas Santas o 50.º. Os 'maiatas' colocaram em causa o poderio que os dragões apresentaram na primeira parte. Os 'portistas' começaram a carburar a máquina trituradora de golos que lhe foi característico ao longo da época, quando aos três minutos venciam por um parcial de 3-0.
Os 'dragões' foram gerindo o resultado, sempre com os homens aos comandos de José António Silva à espreita. O Águas Santas também realizou um parcial de 3-0, para reduzir aos nove minutos, o resultado para 5-4 e por três de diferença aos 20 (10-07).
Os 'maiatas' tentaram remediar males, graças a excelentes atuações de Pedro Cruz que foi o melhor marcador do encontro com nove golos e de Mário Oliveira, exímio nos livres de sete metros da forte intensidade defensiva apresentada pelos 'portistas' com André Gomes e Diogo Branquinho em destaque.
O FC Porto apesar de ter cometido várias falhas técnicas e ter tido seis exclusões de dois minutos, os 'maiatas' não souberam tirar partido da vantagem numérica, graças a mais uma grande exibição de Alfredo Quintana, que apostava sempre em transições rápidas para ampliar o marcador, chegando ao intervalo com sete golos de vantagem (18-11).
No reatar do encontro, aos 35 minutos mantia-se a vantagem de sete golos de diferença, mas uma recuperação extraordinária de uma equipa limitada em soluções de primeira linha, a formação do Águas Santas teve uma segunda parte eficaz.
Caso o encontro se resumia apenas à segunda parte, o Águas Santas vencia por seis tentos de vantagem (19-13).
A recuperação maiata não foi travada pela desclassificação de Pedro Cruz aos 52 minutos, como nessa altura, a formação portista aos 54 minutos vencia apenas por um de diferença (28-27). A formação do Águas Santas conduzida por mais uma exibição extraordinária de António Campos conseguiu a um minuto do final empatar o encontro (29-29).
Nos derradeiros segundos, Fábio Magalhães foi o herói dos 'dragões' quando a dois do fim selou o resultado final (31-30).
O melhor marcador dos vencedores da Taça de Portugal da época 2018/19 foi Miguel Martins com sete tentos.
Com esta vitória, os dragões conseguem pela primeira vez na sua história a 'dobradinha', voltando a conquistar o troféu 12 épocas depois (a última vez tinha sido na época 2006/07). O FC Porto termina a temporada com a reconquista do campeonato nacional, da Taça de Portugal e um inédito terceiro lugar na Taça EHF.
O encontro entre FC Porto e Águas Santas vai voltar a repetir-se no início da época, quando ambos disputarem a Supertaça.
MVP do jogo - Fábio Magalhães.
FC Porto - Águas Santas: 31-30.
Ao intervalo: 18-11.
Sob arbitragem da dupla Ruben Silva e André Nunes, as equipas alinharam:
- FC Porto: Alfredo Quintana, António Areia (5), Ángel Hernández (3), Miguel Martins (7), Alexis Borges (1), André Gomes (4) e Diogo Branquinho (5). Thomas Bauer, Djibril Mbengue, Daymaro Salina (3), Victor Iturriza (1), Fábio Magalhães (2), Yoan Balázquez, Rui Silva e Miguel Alves.
Treinador: Magnus Andersson.
- Águas Santas: António Campos, Mário Lourenço (2), Gonçalo Vieira (3), Belmiro Alves (2), Pedro Cruz (9), Francisco Fontes (6) e Fábio Teixeira. Henrique Carlota, Vasco Santos, Ruben Santos (1), Nuno Pimenta e Mário Oliveira (7).
Treinador: José António Silva.
Marcha do marcador: 5-4 (10), 12-8 (20), 18-11 (30), 23-17 (40), 28-24 (50) e 31-30 (60).
2 Minutos de suspensão: 10/04.
Fonte da Foto: FPA.
Diogo Bernardino
Sem comentários:
Enviar um comentário