quinta-feira, 19 de setembro de 2019

SPORTING SEGUE INVICTO NA LIGA REVELAÇÃO APESAR DA BOA RÉPLICA LEIXONENSE

SPORTING SEGUE INVICTO NA LIGA REVELAÇÃO APESAR DA BOA RÉPLICA LEIXONENSE 


O Leixões perdeu hoje em casa frente ao Sporting por 2-1, em jogo da sétima jornada da Liga Revelação, num encontro em que os matosinhenses estiveram perto de alcançar um resultado extraordinário.

O Leixões jogou de igual para igual com o líder da Liga Revelação, causando muitos problemas à defesa do Sporting que não conseguia travar as excelentes incursões de ítalo Cortés, de Ricardinho, mas a eficácia leonina nos primeiros 15 minutos foi crucial para o desfecho do encontro. 

O Leixões de Rui Borges apresentou-se com quarto mudanças no onze inicial com as entradas do lateral Mamadu Lamba, dos avançados Dinho, Ricardinho e Ítalo Cortés. Em relação ao Sporting de Emanuel Ferro duas mudanças com as entradas do médio Nuno Moreira e do avançado Tiago Rodrigues para o lugar de Pedro Mendes que esteve entre os convocados de Leonel Pontes para o jogo em Eindhoven para a Liga Europa.

Os ‘leões’ tomavam conta da iniciativa de jogo nos primeiros minutos, ao criar passes de rutura ou profundidade entre o central e o lateral, mas foi do Leixões o primeiro remate perigoso da partida aos quarto minutos por intermédio de Ítalo.

Os ‘bebés do mar’ tentavam através das bolas paradas encontrar espaços para perfurar na defesa do Sporting, que tinham muitas dificuldades em travar Joelson Fernandes, um dos desequilibradores da formação leonina.

Aos oito minutos, o Sporting inaugura o marcador através de um contra-ataque rápido de Joelson para Tiago Rodrigues encostar para o fundo das redes. O Sporting tentava explorar os flancos, mais frequentemente o lado do jovem de 16 anos e também os erros cometidos pelos matosinhenses para contra-atacar.

Num encontro de parada e resposta, aos 14 o Sporting teve na cabeça de Tomás Silva hipótese de aumentar o marcador, no mesmo minuto, Ítalo causa problemas a Diogo Sousa e no lance seguinte, os ‘sportinguistas’ aumentam a vantagem após um erro defensivo do Leixões, que aproveita Bruno Tavares para esticar o jogo e descobre Tomás Silva que finta Carlos Peixoto para colocar a bola no fundo das redes.

Dinho aos 21, Ricardinho aos 25, ítalo aos 37 tiveram grandes oportunidades para reduzir o marcador, com o guardião leonino Diogo Sousa a corresponder com grandes defesas. Rui Borges pedia pressão ao portador de bola com os seus pupilos a não mostrarem medo de colocar tudo em campo para conseguir chegar aos golos.

Aos 41 Dinho com um cabeceamento perigosíssimo para uma grande intervenção de Diogo Sousa e aos 45 um remate potente de Onana quase apontaram o tento leixonense ainda na primeira parte.

No início da segunda parte, o Leixões tomava conta do jogo e assumia as despesas. Aos 56 minutos, os ‘bebés do mar’ reduziam por ítalo Cortés que numa segunda recarga remata com potência para o fundo das redes. Terceiro golo no campeonato do avançado colombiano, que se torna o melhor marcador da equipa nesta competição.

O Leixões começava a mostrar as cores a que estamos habituados. As entradas de Edu e Chidera davam à equipa de Rui Borges mais frescura nos corredores laterais para os cruzamentos e pelo ataque com o poderio físico de Chidera, exatamente o mesmo para o avançado Ferreirinha e para o defesa Lucas Camelo.

O Sporting tentava matar o jogo através dos contra-ataques com as entradas de João Silva, Mitrovski, Diogo Brás e Bernardo Sousa, mas a boa muralha defensiva leixonense não permitia aos ‘leões’ fluir o seu jogo.

Aos 74, Onana com um cabeceamento perigoso teve uma excelente oportunidade para apontar o golo do empate, após uma defesa por instinto do guardião leonino.

A última aposta de Rui Borges em Alan Junior, jogador da equipa A, deu a entender que o Leixões ia com tudo para cima do adversário e a entrada do central espanhol Echedey Verde para reforçar o eixo defensivo de qualquer ataque leixonense.

Aos 87 minutos, Onana finta dois adversários e cai no coração da grande área leonina, com o árbitro a mandar seguir o jogo, o que motivou muitos protestos da bancada leixonense e da equipa técnica ao comando de Rui Borges, que se mostrava muito insatisfeito com algumas decisões da equipa de arbitragem.

Aos 88, Ferreirrinha e aos 90 Alan Junior estiveram perto de apontar o golo do empate, mas a solidez defensiva dos ‘leões’ combinada com a excelente exibição de Diogo Sousa, davam ao Sporting a sétima vitória seguida no campeonato e a liderança cada vez mais reforçada.

O Leixões está neste momento em quinto lugar, à condição com nove pontos e o Sporting em primeiro com 21.

Na próxima jornada, o Leixões vai ao terreno do Marítimo a 24 de setembro (terça-feira), às 18:00.

MVP – Ítalo Cortés 


FICHA DE JOGO:

LEIXÕES (RUI BORGES): Carlos Peixoto, Mamadu Lamba (Camelo, 71), João Filipe, Bernardo Fontes, Abel Folha (Edu, 51), Onana, Franco, Léo (Chidera, 52), Ricardinho (Ferreirinha, 71), Dinho e Ítalo Cortés (Alan Junior, 77).

SPORTING (EMANUEL FERRO): Diogo Sousa, Eduardo Quaresma, João Oliveira (João Silva, 66), Ricciulli, Nuno Mendes, Rodrigo Fernandes, Tomás Silva (Bernardo Sousa, 76), Nuno Moreira (Mitrovski, 66), Bruno Tavares (Echedey, 89), Joelson (Diogo Brás, 75) e Tiago Rodrigues.


Cartões: Amarelo para Nuno Mendes (22), Joelson (41), Lamba (58), Chidera (61), Fontes (68), Ferreirinha (84) e Ricciulli (85).


Árbitro: Bruno Costa (AF Viana do Castelo)


Fonte da Foto: Leixões SAD

Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário