sábado, 12 de outubro de 2019

LEIXÕES SOMA E SEGUE

LEIXÕES SOMA E SEGUE


O Leixões venceu hoje o Casa Pia em casa por 1-0, em jogo da oitava jornada da II Liga, com um tento de André Claro, somando a terceira vitória consecutiva no campeonato.

Com este triunfo, o Leixões soma quarto vitórias consecutivas (em todas as competições), não perde há sete jogos, no campeonato está invicto há seis jogos, ainda não perdeu em casa e marcou em todos os jogos.

A equipa de Carlos Pinto apresentava-se com seis novos elementos no onze, em relação ao encontro com o Benfica B com as entradas de Ivo, Amine, Pedro Pinto, Derick Poloni, Braga e João Rodrigues.

Os ‘bebés do mar’ tomaram conta da iniciativa de jogo, com uma entrada forte e autoritária, com algumas oportunidades de perigo nos primeiros 15 minutos por intermédio de João Rodrigues, Pedro Pinto e André Claro.

Na estreia de Rui Duarte no comando do Casa Pia, a equipa apresentava um bloco mais baixo, convidavado o adversário a subir as linhas, para apostar no contra ataque, tentando perfurar na muralha leixonense e sempre que podia a apostar pelas linhas laterais, mais pelo lado de Vítor Bruno.

O Leixões tinha mais bola, mais agressividade, melhores iniciativas e uma excelente movimentação e circulação no ‘esférico’ que confundiam muito as marcações cerradas da formação lisboeta.

Os matosinhenses apostavam nos cruzamentos de Rui Silva para o coração da área, para que Tarzan ou André Claro pudesse chegar ao segundo poste e cabecear para o fundo das redes, com os homens de Rui Duarte com algumas dificuldades para retirar a pressão que o Leixões colocava em campo.

O central Pedro Pinto estava em dia sim, exibindo grandes qualidades no corte de bola e na marcação de pontapés de canto, em que por três vezes nos primeiros 30 minutos de jogo, cabeceava sempre com perigo para a baliza de Rafael.

Os ‘gansos’ tentavam afiar as garras e com alguns arranhões nas alas laterais, tentavam entrar dentro da área leixonense, mas sempre infrutífero. 

Após remates perigosos de Derick Poloni aos 35 e de Braga aos 39 com uma defesa de recurso do guardião do Casa Pia, o Leixões iria inaugurar o marcador.

O ponta de lança André Claro insiste e flanqueia da direita para o centro e isolado aos 41 minutos remata cruzado para o ângulo esquerdo bate Rafael sem pedir licença. Segundo golo do ponta de lança no campeonato.

Na segunda parte, os matosinhenses tomavam conta das operações, mas a qualidade dos passes descia e também o facto de ter uma vantagem mínima inquietava as bancadas do Estádio do Mar, que queriam mais investidas ofensivas em vez de segurança com a bola a meio-campo.

Os homens de Rui Duarte tentavam aproveitar essas falhas, com jogadas repentinas a partir do corredor direito, com Tharycsio (56), Jorge Ribeiro (67) a criarem as oportunidades mais perigosas. 

Aos 70 minutos, estreia do médio japonês Kikuchi esta temporada pelo Leixões e a apresentar bons índices de controlo de bola e qualidade no passe da desmarcação. A entrada de Kikuchi e de Alan Junior teve como objetivo dar maior frescura ao ataque leixonense.

Ivo Gonçalves foi um mero espetador na maior parte da partida mas aos 75, a formação do Casa Pia causou um frisson nas bancadas após um duplo remate de Kenidy e Roncatto que colocou à prova o guardião leixonense e pôs em sentido a linha defensiva.

Aos 84 minutos, contrariedade para a formação leixonense, com a lesão de André Claro após ter sentido uma dor na perna esquerda. Até final, Jorge Ribeiro teve nos seus pés aos 89 minutos uma grande oportunidade mas Ivo com classe e mestria segurava os três pontos para os leixonenses.  

O Leixões vai jogar na próxima semana para a terceira eliminatória da Taça de Portugal no próximo domingo, às 19:45.

O Leixões está em terceiro lugar, com 14 pontos.

MVP – André Claro.


Estatísticas:

Posse de bola: 56/44
Faltas: 9/12
Cantos: 9/2
Foras de Jogo: 9/1
Remates à baliza: 5/4
Defesas: 4/4


FICHA DE JOGO:

Leixões (Carlos Pinto): Ivo, Rui Silva, Bura, Pedro Pinto, Vítor Bruno, Amine, Luís Silva, Derick Poloni, Braga (Kikuchi, 70), João Rodrigues e André Claro (Paná, 84).


Casa Pia (Rui Duarte): Rafael, Joel, Lucas, Marcelo, Simão, Mateus (Kikas, 83), João Coito (Dantas, 66), Sávio, Jorge Ribeiro, Kenidy e Tharcysio (Evandro Roncatto, 73).


Cartões: Amarelo para Sávio (45), Amine (48), Jorge Ribeiro (48), Simão (50), Vítor Bruno (56), Bura (74), Marcelo (76)


Árbitro: Rui Costa (AF Porto).



Fonte da Foto: Duarte Rodrigues


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário