segunda-feira, 12 de agosto de 2019

LEIXÕES COMEÇA LIGA REVELAÇÃO COM UM EMPATE EM FINAL DE LOUCOS

LEIXÕES COMEÇA LIGA REVELAÇÃO COM UM EMPATE EM FINAL DE LOUCOS


Leixões e Estoril empataram hoje, a duas bolas, na primeira jornada da Liga Revelação, com últimos minutos eletrizantes, no qual os ‘bebés do mar’ estiveram perto da vitória, com os ‘canarinhos’ a marcar ao ‘cair do pano’.

A equipa comandada por Rui Borges apresentou-se em campo com dois jogadores da equipa A: o guarda-redes Fábio Matos e o médio Gonçalo Franco e com três reforços: os defesas Mamadu Lamba (ex-FC Porto) e João Filipe (ex-Amarante) e o avançado da Guiné Bissau Florentino (ex-Sanjoanense).

O Estoril com cinco jogadores provenientes da equipa principal: o guarda-redes Daniel Figueira, o defesa brasileiro Helerson, os médios Duarte Valente e João Cardoso e o avançado João Oliveira e um reforço, o defesa lateral Rodrigo Moitas (ex-Real SC).

As duas defesas estavam compactas e não permitiam passes em profundidade à procura de um espaço nas costas da linha mais recuada. A tentativa de perfurar na muralha passava pelos flancos, à procura das diagonais interiores de Florentino ou Dinho por parte do Leixões e por Francisco Oliveira e Pedro Matos no Estoril.

Os extremos da equipa lisboeta eram dores de cabeça para os defesas do conjunto matosinhense, tentando desequilibrar Lamba e Edu das suas funções, com Onana a compensar a falta de um elemento nessa posição.

Aos 10 minutos, o Leixões cria a primeira grande oportunidade do encontro, com Dinho a aproveitar uma segunda bola e a rematar com muito perigo para a baliza de Daniel. O avançado que está a treinar com a equipa principal aos 27, na marcação de um livre direto, criou muitos problemas à baliza dos ‘canarinhos’, com a bola a passar rente ao ferro.

Aos 28 a primeira grande oportunidade dos homens da Linha, com João Cardoso a ganhar uma segunda bola e a rematar para defesa apertada de Fábio Matos. Aos 37, Chidera desfeita-se de dois adversários apresentando bons dotes técnicos além da conhecida presença física que é característica do nigeriano quase a tirar tinta ao poste.

Na segunda parte, o Estoril entrou mais pressionante e à procura do golo e esteve perto por duas vezes, aos 60 por João Oliveira e aos 68 por Pedro Matos, numa excelente triangulação que criou um frenesim de alívio por parte do bom número de adeptos leixonenses no Estádio do Mar e de desespero dos do Estoril.

Aos 72 minutos, após muita insistência, o Leixões chega à vantagem no marcador após a marcação de um pontapé de canto. Cruzamento milimétrico, de régua e esquadro de Abel Folha para Bernardo corresponder ao primeiro poste e encostar para o fundo das redes sobre um desamparado Daniel.

Houve muita entrega, compromisso e momentos de bom futebol por parte de ambas as equipas. A partir daqui, Rui Borges mandava aos seus jogadores fechar as linhas para não permitir mais jogadas como as de Mascarenha aos 81 e aos 89, apanhado em fora de jogo.

Os minutos de desconto da segunda parte poderiam ser descritas como a propaganda do futebol positivo, a alta velocidade e de enorme qualidade.

O Estoril ameaçava e chegaria ao empate aos 90+1, após uma excelente triangulação de João Oliveira com Mascarenhas que com um cruzamento encontra Negou que ao primeiro poste que com alguns percalços consegue introduzir a bola no fundo das redes de Fábio Matos.

No lance seguinte receção de Abel Folha, que descobre Ricardinho que com um passe em profundidade descobre Onana e o colombiano Ítalo com uma grande finalização aos 90+3 minutos, o Leixões volta a aumentar a vantagem.

Aos 90+5, Fábio Matos sai da área e agarra a bola com o árbitro a interpretar que esta foi apanhada fora da grande área e Mascarenhas de livre direto a marcar um grande tento.


LEIXÕES SC 2-2 ESTORIL PRAIA (0-0 ao intervalo)

Liga Revelação – 1ª Jornada (12.08.2019)
Estádio do Mar, Matosinhos


Ficha de jogo:


O Leixões de Rui Borges com: Fábio Matos, Mamadu Lamba (Camelo, 61), João Filipe, Bernardo Fontes, Edu (Folha, 71), Diogo Gomes, Onana, Gonçalo Franco, Florentino (Ricardinho, 71), Dinho (Andrezo, 61) e Chidera (Ítalo, 86).


Opções no banco: Carlos Peixoto, Lucas Camelo, Isaac Mercedes, Vagner Massaia, Abel Folha, Nuno Casanova, Diogo Andrezo, Ferreirinha, Ricardinho e Ítalo.



O Estoril de António Duarte com: Daniel Figueira, Pedro Albino, Bernardo Vital, Helerson, Rodrigo Moitas (Bernardo Morgado, 58), Duarte Valente (Lionnel Negou, 77), João Cardoso, Gustavo Klismahn (Afonso Valente, 63), Francisco Oliveira, Pedro Matos (Mascarenhas, 77) e João Oliveira.


Opções no banco: Sandro Benjamin, Afonso Valente, Lionnel Negou, Patchu Monteiro, Gabriel Castro, Bernardo Morgado, Vasco Matias e Mascarenhas.



Árbitro: Bruno Costa (AF Braga)



Cartões: Bernardo Vital (26), Franco (41), João Filipe (55), Edu (66), Diogo Gomes (76 e 78), Chidera (85) e Fábio Matos (90+4). Diogo Gomes (78) – Vermelho.



MVP – Bernardo Fontes


Momento – Golo de Mascarenhas aos 90+6




Fonte da Foto: Duarte Rodrigues


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário