domingo, 11 de agosto de 2019

DERROTA A ABRIR O CAMPEONATO APÓS TENTO DE RICARDO DIAS PERTO DOS 90'

DERROTA A ABRIR O CAMPEONATO APÓS TENTO DE RICARDO DIAS PERTO DOS 90'


A Académica venceu hoje em casa o Leixões por 3-2, na primeira jornada da II Liga, num resultado penalizador para os matosinhenses que sempre andaram atrás do prejuízo ao longo do encontro.

Os homens de Coimbra começaram melhor o encontro, a pressionar a formação do Leixões com e sem bola, aproveitando os flancos para as movimentações e dribles de Ki e de Barnes Osei, saindo rápido para o ataque, desequilibrando assim os setores laterais dos matosinhenses ocupados por Rui Silva e Derick.

Aos dois minutos Chaby teve uma grande oportunidade quando isolado cabeceia à figura de Ivo após um bom trabalho por parte de Barnes Osei. O central brasileiro da 'Briosa' Yuri Matias com um bom cabeceamento esteve perto de surpreender Ivo aos oito minutos. 

Os 'estudantes' entraram melhor na partida e aos 13 minutos André Claro converteu a grande penalidade após falta de João Pedro sobre Chaby, com a formação da Académica a inaugurar o marcador.

Os homens de César Peixoto estiveram perto de aumentar a vantagem, aos 15 minutos quando após um bom cruzamento, o sul coreano Ki a mandar a bola ao ferro da baliza defendida por Ivo. Primeira meia hora com um critério muito apertado por parte do árbitro da partida, com a amostragem de cartões a praticamente toda a defesa leixonense. 

A primeira grande oportunidade para o Leixões ocorreu aos 21 minutos, quando após uma boa triangulação entre Braga e Rui Silva, João Graça com uma boa transição diagonal a colocar à prova Tiago Pereira.  

Aos 34, o Leixões consegue chegar ao empate, na primeira grande oportunidade dos 'bebés do mar' com uma perda de boa de Zé Castro, Braga a aproveitar um ressalto para com um passe em profundidade encontrar a flecha Harramiz isolado a não perdoar e a colocar a bola no fundo das redes.

Aos 40, André Claro colocou Ivo Gonçalves à prova, mas a partir daqui só deu Leixões na primeira parte, com os homens de Carlos Pinto a explorar as alas, a confundir as marcações e com João Graça e Braga a colocarem em diagonais interiores ou em passes de profundidade criar situações de perigo.

Na segunda parte, com a confiança em alta e com o regresso de Enoh aos relvados com a camisola do Leixões, a confundir as marcações definidas e traçadas pelos homens de Coimbra, mas na primeira vez que a Académica vai ao coração da área, volta á vantagem no marcador.

Aos 54 minutos, jogada de insistência pela esquerda de Ki, que estava a ser uma bela dor de cabeça para o Leixões e Chaby a concluir, mas três minutos depois, aos 57, resposta de pronto da turma leixonense com contra ataque rápido pela direita, a deixar Enoh isolado e sem ser apanhado na teia de fora de jogo e a servir o avançado são tomense rematar com uma bomba para o empate.

Aos 60 minutos, um dos lances que mais polémica causou esta manhã, com Braga a aproveitar uma segunda bola e isolado a desfeitar o guarda-redes, que depois cai, com o árbitro João Bento a interpretar o lance como uma simulação do médio.

Aos 63, bola longa para Harramiz, com o guarda-redes a sair fora da área e a cortar com a mão a bola, causando muitos protestos no banco do Leixões, que pediam um cartão vermelho.

O jogo estava partido e qualquer desfecho poderia ocorrer. Com a entrada de Alan Junior, o Leixões tinha em campo quatro avançados (Harramiz, Enoh, Alan Junior e Zé Paulo), tenta de todas as formas chegar ao golo. 

Foi aos 87 que a Académica recolocava-se em vantagem, na marcação de um pontapé de canto, primeiro desvio, com Ricardo Dias sorrateiramente a aparecer sozinho e a encostar para o fundo das redes, num lance em que os jogadores protestavam um fora de jogo.

A Académica entra com o pé direito no campeonato, num encontro em que foram desfeitas as dúvidas de que ambas as equipas são candidatos à luta pela subida de divisão.

O Leixões na próxima jornada recebe em casa no domingo às 16:00, o Nacional que venceu nesta ronda no seu terreno, o Chaves por 3-0. 


Ficha de jogo:


A Académica de César Peixoto com: Tiago Pereira, Mauro Cerqueira, Yuri Matias, Zé Castro, Mike, Ki (Hugo Almeida, 73), Leandro (Marcos Paulo, 64), Dias, Chaby,(Djoussé, 82), Barnes Osei e André Claro.


O Leixões de Pedro Machado que substituiu Carlos Pinto castigado com: Ivo, Derick, Bura, João Pedro, Rui Silva, Amine, Luís Silva, Braga (Alan Junior, 77), João Graça (Enoh, 45), Tarzan (Zé Paulo, 65) e Harramiz.


Amarelos: João Pedro (25), Derick (28), Barnes Osei (28), Rui Silva (31). Braga (60), Yuri (61) e Bura (67).


Árbitro: João Bento (AF Santarém).


Estádio Cidade de Coimbra - 2036 espetadores


Estatísticas do Jogo:

Remates: 15/11
Posse de Bola: 51/49
Faltas Cometidas: 13/17
Cantos: 9/10


MVP - Harramiz.

Momento do Jogo - Golo de Ricardo Dias aos 87




Fonte da Foto: Leixões SAD


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário