FAZ HOJE TRÊS ANOS QUE FALECEU O MESTRE JOÃO FANECO DEIXANDO UM LEGADO NO LEIXÕES
Faz na data de hoje três anos que o mestre João Faneco, um dos maiores símbolos do Leixões, faleceu e deixou um legado na criação da escola reconhecida da formação dos futuros 'bebés do mar'.
Uma das principais figuras da história centenária do clube faleceu no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, onde se encontrava internado na sequência do agravamento do seu estado de saúde, depois de ter sofrido um AVC.
João Faneco, dedicou toda a sua vida ao Leixões, onde foi várias épocas jogador da equipa principal durante nove temporadas na década de 50 e depois ao serviço da formação, concebendo em 1979 uma escola de referência na criação de futuros desportistas e melhores seres humanos.
"Acima de tudo é um feito social. Essas conquistas são especiais para eles mas para mim tornam-me um homem realizado, satisfeito. Muitas vezes penso que se não fosse a juventude não estaria aqui. Já tirei muitos jovens da má vida, muitas crianças que se tornaram futebolistas passaram pela minha escola", mencionou numa entrevista ao blog Leixões.
A paixão pelo clube e o amor e dedicação aos miúdos foram as imagens de marca do mestre.
Do seu palmarés fazem parte várias distinções sendo as maiores o Prémio Américo Pacheco atribuído em 1997, o Prémio Óscar Marques em 2000 e os Prémios de Dedicação nos anos de 2003, 2005 e 2006.
Fonte da Foto: DR.
Diogo Bernardino
UM HOMEM BOM QUE AS CRIANÇAS DA CRUZ DE PAU E NÃO SÓ ADORAVAM.LAMENTAVELMENTE, A AUTARQUIA ESQUECEU-SE DESTE CIDADÃO EXEMPLAR QUE MUITO DEU PELO LEIXÕES, SOBRETUDO AS CRIANÇAS. TERRA INGRATA ESTA! QUE DESCANSE EM PAZ! FICARÁ SEMPRE NO CORAÇÃO DOS LEIXONENSES.
ResponderEliminar