sábado, 27 de abril de 2019

"NÓS ENTRAMOS NESTE PROJETO PELO CLUBE QUE É, UM CLUBE MUITO GRANDE"

"NÓS ENTRAMOS NESTE PROJETO PELO CLUBE QUE É, UM CLUBE MUITO GRANDE"



Como tem sido hábito a Nova Memória volta a fazer uma campanha pelo desporto de Matosinhos e desta vez foi falar com os intervenientes das equipas de futsal do Leixões e do Leça que acontece pela primeira vez este domingo às 18 horas e 45 minutos no Pavilhão da Senhora da Hora (pode acompanhar o relato da partida no facebook da rádio Nova Memória).
Um dérbi é sempre um dérbi seja em que modalidade for, é verdade, mas este jogo tem muito que se lhe diga.
As duas equipas estão no seu primeiro ano, e, como todos sabemos, o primeiro ano de qualquer modalidade é sempre um pouco complicado.
Por ser um dérbi e por todos os factores que já aqui referimos espera-se uma casa cheia e um jogo de emoções fortes.
Esta campanha vai dividir-se em 3 partes. Ou seja, como foram feitas 3 entrevistas ( 2 aos jogadores do Leixões, Faísca e Paulinho, e 1 ao jogador do Leça, Gonçalo Rodrigues) vão ser publicadas no site 3 noticias diferentes em que em cada uma será possível ler as diferentes entrevistas.

Começamos então pela entrevista a António Mota, mais conhecido por Faísca. 

O número 13 da equipa de Matosinhos abordou vários temas ao longo da entrevista, entre os quais o rescaldo da época, o tempo que dedica ao projeto e fez ainda a antevisão do dérbi de domingo.


Faísca, poderias fazer um resumo da época?

Nós entramos neste projeto pelo clube que é, um clube muito grande.
Sinceramente desde que começou a época até agora temo-nos focado sempre em elevar o nome do Leixões.
As condições não são as melhores mas faremos tudo por este clube.
Eu e os meus colegas temos sido uns heróis pelas condições que temos e por sofrermos apenas duas derrotas desde início desta época.

Como é que vocês conseguem gerir a vossa rotina?

É muito complicado acredita. Principalmente para quem tem filhos. Não é o meu caso porque a minha filha já é grande.
Uma pessoa sai do trabalho, chega a casa, come qualquer coisa, vai para o treino, chega a casa à meia noite ou uma da manhã. Isto duas vezes por semana.
Nos nossos casos temos que arrastar as nossas famílias para o futsal para também estarem connosco.
Aqueles dias mais livres temos que ir passar com eles.
É muito complicado. É preciso gostar mesmo muito disto.

Como é que a vossa família tem visto o vosso desempenho neste projeto?

No meu caso eu sinto que estão orgulhosos e penso que as famílias dos outros também se sentem assim.
Agora é complicado a gente tirar muitas horas à família para estar nisto.
Também já estão habituados porque já são muitos anos nisto e enquanto puder continuar vai ser assim (risos).

Vocês transportam os sentimentos dos jogos para casa?

Eu quando perco fico com uma azia...
Posso-te dizer que esta noite dormi mesmo mal.
Mas é como te digo, elas já estão habituadas e tentam-nos levantar. Principalmente a minha família que é toda leixonense. 
Tentam-nos animar.
Até ao momento não têm tido muitas queixas porque este ano está a ser bom (risos).


Tu tens um currículo extenso (Biquinha, Coehmato, Gondomar, Barranha, Junqueira, Arsenal Parada, Feirense, Freixieiro, Miramar, Sangemil, Académica de Leça, Estrela Vasco da Gama e Leixões)...

Eu vou-te ser sincero, sempre fui um bocadinho salta poçinhas. Agora nunca pensei ter a oportunidade de jogar no Leixões. Foi um sonho que se realizou e espero que o grupo dê uma alegria aos nossos adeptos. Este é o clube do meu coração não nego a ninguém. Por isso quero dar uma alegria aos adeptos, é para isso que andamos aqui todos os dias e fazemos de tudo nos jogos.


Domingo vai ser jogado o maior dérbi da cidade de Matosinhos, o primeiro em futsal.
Queres deixar uma palavra para os adeptos que vão estar no pavilhão?

Um dérbi é sempre um dérbi, principalmente por ser o primeiro em futsal.
Espero que corra bem e que ninguém se aleije. 

Achas que, por vocês serem todos de Matosinhos, vos dá alguma vantagem em relação à equipa do Leça, visto que, ao serem todos da mesma cidade têm o conhecimento do que significa este dérbi?

Eu não acho que a gente não leva vantagem. Isso na teoria é capaz de nos dar um bocadinho de vantagem mas na prática não acho isso. A equipa do Leça é muito boa. É uma equipa de miúdos que lutam todos até ao fim, com muita garra. Antevejo um jogo muito equilibrado. Em pré-época fizemos um jogo contra eles e foi muito equilibrado.

Qual achas que vai ser o fator que pode desequilibrar a partida?

O fator casa. Sendo um dérbi tenho quase a certeza que os leixonenses vão aderir em massa. Para mim é um jogo de 50/50. Eu já os vi a jogar e eles têm muito boa equipa. Agora nós vamos fazer o nosso trabalho e tentar ganhar o jogo.

Esperas então um dérbi com muita gente nas bancadas mas com fair-play?

Exatamente. Um pavilhão à pinha mas respeito pelas duas instituições. Acho que é o mais importante.



Fonte da foto: Duarte Rodrigues





Sem comentários:

Enviar um comentário