quarta-feira, 17 de outubro de 2018


FC PORTO PERDE COM ALBA FEHÉRVAR PARA A PRIMEIRA JORNADA DA FIBA EUROPE CUP


O FC Porto perdeu hoje em casa por 92-96 frente ao Alba Fehérvar após prolongamento, em jogo da primeira jornada do Grupo F da FIBA Europe Cup, com Rodiney Bullock a fazer a diferença.

O pouco acerto na produção ofensiva das duas formações era nítida, pois aos cinco minutos de jogo só haviam nove pontos no total. No terceiro jogo europeu, depois de ter sido eliminado na FIBA Champions League na primeira eliminatória, e na estreia nesta prova com o Benfica já eliminado, Will Sheehey foi o jogador mais envolvente na manobra ofensiva do FC Porto.

Os húngaros do Alba Fehérvar tinham no seu base, Kyron Cartwright, um fator chave para apanhar a equipa do FC Porto desprevenida. 13 pontos no primeiro período foram realizados através de contra-ataques rápidos que os basquetebolistas de Moncho López não conseguiam travar, com os ‘dragões’ a marcarem os primeiros pontos por Sasa Borovnjak apenas aos três minutos de jogo.

A partir de um parcial 5-0, (16-14 para 16-19), o Alba aproveitou para marcar a diferença no resultado, através de uma defesa forte, fruto da lentidão do FC Porto nas transições e na aposta no ataque organizado.

O FC Porto com uma percentagem de 45% (quarto convertidos em nove tentativas) reduzia a desvantagem que o Alba ia realizando, indo ao intervalo a vencer por dois pontos de diferença (41-39).

Os lançamentos livres foram a solução para o FC Porto ganhar e aumentar a vantagem, sendo mais assertivo na pressão ‘alta’, criando problemas aos húngaros, com Jordan Heath a falhar sete pontos em oito possíveis, no terceiro quarto.

Quando parecia que o FC Porto tinha o jogo mais ou menos controlado, juntando a expulsão de Peter Lorant, Rodney Bullock através de três triplos na zona exterior reduziu a desvantagem a 1:37 para um ponto (75-74) e empatou (77-77), quando se queimavam os últimos cartuchos.

O empate a 82-82 no final do último período levou a partida para prolongamento, com Will Sheehey e Boris Barac a serem excluídos, Rodiney Bullock a marcar vários lançamentos foi essencial para os húngaros amealharem dois pontos e o Porto um.   

Em relação aos destaques para o FC Porto foram Sasa Boronjvak com 24 pontos e sete ressaltos, Toni Prostran com 21 e para o Alba Fehérvar foram Rodney Bullock com 29, Allerik Freeman com 21.

Na próxima jornada, o FC Porto vai a Varese (Itália) em 24 de outubro, às 19:30, para jogar com o Pallancestro Varese que venceu aos búlgaros do Rilski Sportist por 95-76.

MVP do jogo – Rodiney Bullock – Com 29 pontos e cinco ressaltos, foi através dos triplos (três convertidos em quatro tentativas) e dos lançamentos livres (12 em 13) que fez a diferença nos últimos cinco minutos da partida ao traduzir todas as tentativas de lançamento da zona exterior em concretizações.


Jogo no Dragão Caixa, da primeira jornada do Grupo F da FIBA Europe Cup.

FC Porto 92-96 Alba Fehérvar com prolongamento.

Ao Intervalo 41-39.


Com arbitragem de Haris Bjedic (Bósnia), Chris Doods (Grã Bretanha), James Kerry Dominique (Gibraltar), as equipas alinharam e marcaram por:

- FC Porto: Boris Barac (10), Sasa Borovnjak (24), Toni Prostran (21), Vladyslav Voytso, João Soares, Miguel Queiroz (5), Pedro Bastos (3), António Monteiro (11), Ferrán Ventura (1), Keven Gomes e Will Sheehey (17).
Treinador: Moncho López.

- Alba Fehérvar: Jacobi Boykins (18), Rodney Bullock (29), Kyron Cartwright (2), Marko Filipovity (9), Peter Lorant (7), Allerik Freeman (21), Jordan Heath (9), Ivan Keller (1) e Balazs Peringer.
Treinador: Branislav Dzunić


Marcha do marcador: 14-13 (primeiro quarto), 41-39 (intervalo), 63-57 (terceiro quarto), 82-82 (final) e 92-96 (prolongamento)



Fonte da Foto: Facebook oficial do FC Porto.



Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário