sábado, 20 de outubro de 2018


FC PORTO PERDEU COM TERCEIRA BASKET E É DERROTADO PELA PRIMEIRA VEZ NO CAMPEONATO


O FC Porto perdeu hoje em casa com o Terceira Basket por 75-86, e é derrotado pela primeira vez na prova, num segundo período com fraca vocação ofensiva dos ‘dragões’, na terceira jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol.

O primeiro quarto foi equilibrado com cinco mudanças na liderança nos primeiros 10 minutos do encontro. 

Os ataques estavam a corresponder às expetativas, mas em termos de defesas, ambos muitos moles, o que beneficiava mais o estilo de jogo do Terceira Basket do que ao FC Porto, que parecia estar adormecido.

A diferença de pontos na ‘mó de cima’ para o FC Porto foram de seis e para a equipa insular três, com o Terceira Basket a fazer da sua agressividade a arma para desbloquear o gatilho e encontrar soluções para travar o ímpeto dos ‘portistas’ na partida.

As vantagens que o Terceira conseguia devia-se aos triplos, com 50% de eficácia mais 31% do que os ‘portistas’ (quatro convertidos em oito tentativas), ao longo da primeira parte, aos ressaltos, mais três (13) do que dos homens aos comandos de Moncho López, com penetrações fáceis ao cesto e com três bloqueios que protagonizavam a tendência do segundo quarto.

 A luta pelas tabelas e ressaltos fazia com que o Terceira Basket estivesse a quatro pontos ao intervalo dos `dragões` e no terceiro quarto, o FC Porto apareceu morno, com muita dificuldade nos processos ofensivos e defensivos, com mérito da equipa da Ilha Terceira.

Nos últimos 10 minutos, o Terceira Basket conseguia a maior vantagem no encontro, com nove pontos de diferença (65-74) em que Skylar White com os seus ressaltos ofensivos quase a chegar à casa das dezenas.

Derreck Brooks a 04:58 e Rozelle Nix a 04:27 para o Terceira Basket, Miguel Queiroz a 03:36 e Will Sheehey a 01:38 do fim para o Porto foram excluídos.

O Terceira Basket com uma defesa alta, cerrada e firme, com uma boa gestão do ritmo da partida, conseguiu pela primeira vez na história quer como visitante ou como visitado a Vitória.

Uma segunda parte, em que a eficácia ofensiva do FC Porto baixou e muito, do qual nesses 20 minutos fez o mesmo que realizou no primeiro quarto.

Em relação aos destaques para o FC Porto foram Will Sheehey e Sasa Borovnjak com 13 pontos e para o Terceira Basket foram Sérgio Silva com 22 e Derrick Brooks com 17.

Na próxima jornada, o FC Porto vai à casa do Lusitânia às 17:00 em 27 de outubro, com o Terceira Basket a receber a Oliveirense.

MVP do jogo – Skylar White – Com um duplo-duplo (11 pontos e 12 ressaltos), desvaneceu por completo a primeira fase de construção do FC Porto, permitindo aos seus companheiros com triplos e dos seus bloqueios conquistar pela primeira vez uma vitória histórica para uma formação do qual o seu treinador Hugo Salgado afirmou que “a manutenção é o grande objetivo”.


Jogo no Dragão Caixa, da terceira jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.

FC Porto 75-86 Terceira Basket.

Ao Intervalo 50-46.


As equipas alinharam e marcaram por:

- FC Porto: Boris Barac (7), Sasa Borovnjak (14), Toni Prostran (13), Pedro Pinto (5), João Soares (8), Miguel Queiroz (4), Pedro Bastos (3), António Monteiro (4), Ferrán Ventura, Keven Gomes (2), Diogo Araújo (1) e Will Sheehey (14).
Treinador: Moncho López.

- Terceira Basket: Milton Moreira, Isaiah Zierden (4), Pedro Rodrigues (3), Sérgio Silva (22), Derreck Brooks (17), Rozelle Nix (14), Miguel Toreia (15) e Skylar White (11).
Treinador: Hugo Salgado


Marcha do marcador: 25-25 (primeiro quarto), 50-46 (intervalo), 61-64 (terceiro quarto) e 75-86 (final)



Fonte da Foto: Facebook oficial do FC Porto.



Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário