quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

A REPRESENTAÇÃO DOS LEMAS DO LEÇA EM JAIR



O médio brasileiro do Leça Jair enquanto jogador representa durante os jogos aquilo que pretendem os adeptos quando falam dos lemas do clube representado no estádio.

É um jogador que em alguns jogos segura e muito bem todo o meio campo do Leça, forte a sair com a bola e também sem ela, ajudando a pautar o ritmo de toda a equipa. Isso significa que ocupa todos os lados do terreno, não se limitando pelo corredor central, mas indo pela lateral, o que transmite a sua polivalência a atacar e a defender.

Uma das provas disso é que quando este não está presente no 'onze' inicial, é complicado para a equipa conseguir ser superior na batalha do meio campo, que ajuda e muito à conquista dos pontos para os determinados objetivos.

Além das características que são requeridas a um médio, não tem medo de forçar o confronto um contra um com um adversário para ganhar faltas, quando não está para a frente da baliza do adversário, e também devido à capacidade possante e física de levar a jogada adiante.

É um futebolista que se solta e ocupa espaços mais à frente no campo. Num encontro em que o Leça jogou com 10 durante uma hora, este não se deixou intimidar, “arregaçou” as mangas. Muito forte a defender e no jogo ofensivo sai sempre a jogar com critério.

De todas as posições que existem no terreno, Jair carrega nos seus ombros o misticismo que significa ser um médio defensivo, como também ofensivo. Cabe a si organizar o jogo de ataque, gerindo as transições com coordenação sincronizada como se tratasse de uma dança com um parceiro e uma daquelas que recebem sempre palmas na sua conclusão.

É "aquele que faz jogar" o modelo de jogo, do qual pretende Domingos Barros, por vezes tendo o seu efeito, por outras vezes não, fazendo uso da gestão das acelerações de jogo e do controlo da bola, ou seja, dirigir os jogadores num ataque mais organizado ou mais rápido num contra-ataque.

De forma a manter o meio campo compacto e, em consequência, uma estrutura defensiva coesa, a preocupação em defender junto dos seus colegas, ajudando a fechar os espaços e assim permitindo à equipa melhor eficácia na recuperação de bola, não é deixado de parte, o que permitiu chegar às vitórias que o Leça tem no campeonato, apesar da posição que ocupa na classificação da Série B do Campeonato de Portugal.

Jair está a cumprir a quinta época consecutiva com a camisola do Leça, desde 2013/14, em que a seguinte representou o Grijó e o Tourizense sem sucesso, realizando a sua formação no Coritiba, Atlético Paranense e Avaí e com outras equipas brasileiras como JMalucelli, Portuguesa Santista, Itumbiara e Bandeirante.

Em 2013/14, a melhor época em termos de golos com quarto e no total com um saldo de 98 jogos e 10 tentos.



Fonte da Foto: Leça FC.


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário