sábado, 26 de janeiro de 2019

SPORTING VENCE FC PORTO NOS PENÁLTIS E VOLTA A GANHAR TAÇA DA LIGA


O Sporting venceu hoje o FC Porto por 3-1 na marcação das grandes penalidades a Taça da Liga de Futebol, após nos noventa minutos regulamentares ter empatado a uma bola, num jogo incerto.

O FC Porto marcou primeiro aos 79 por Fernando Andrade e depois aos 90+1 Bas Dost marcou através de grande penalidade no tempo regulamentar com o Sporting a marcar três em quatro lances na marca dos 11 metros após Coates ter falhado. A "lotaria dos penáltis" parece ser sempre contra o FC Porto e em casos contra o Sporting, os 'leões' ganhavam.

O FC Porto de Sérgio Conceição com: Vaná, Éder Militão, Felipe, Pepe, Alex Telles, Herrera, Óliver (Hernâni, 90+4), Corona (Danilo Pereira, 82), Brahimi, Marega e André Pereira (Fernando Andrade, 64).

O Sporting de Marcel Keizer com: Renan Ribeiro, Ristovski, Coates, André Pinto (Petrovic, 53), Acuña (Jefferson, 46), Gudelj (Diaby, 83), Wendel, Bruno Fernandes, Raphinha, Nani e Bas Dost.

Nos primeiros minutos, o Sporting estava a fazer pressão alta enquanto que o FC Porto estava com dificuldades em sair desde a defesa para o ataque. Aos 10 minutos Óliver falha o domínio, Bas Dost recupera e lança Nani, que dispara cruzado do bico da área e falha o alvo.

A pressão alta estava a dar resultado com Vaná e Pepe a errarem frequentemente, com ninguém do Sporting a aproveitar para marcar. Algum ascendente mas ligeiro do Sporting nos primeiros 45 minutos de jogo.

O FC Porto parecia sacudir a pressão, mas só conseguiu fazer o seu remate aos 39 minutos quando Corona ganha as costas de Acuña e cruza, mas André Pereira cabeceia sobre a trave. 

Com 'coração' e 'alma' o Sporting ganhava lances após erros criados pelos jogadores do FC Porto como Pepe que ainda se percebe da falta de entrosamento no 'onze', quando aos 45 o defesa colocava a bola em zona proibida nos pés dos jogadores do Sporting e Felipe teve de travar Raphinha à entrada da área e num livre no último lance da primeira parte Bruno Fernandes atirava rente ao poste.

Depois das polémicas, depois de condicionamento, insultos, murros da mesa, finalmente vimos futebol nas quarto linhas, que era essencial.

O duelo entre FC Porto e Sporting foi muito parecido como o do campeonato, com as duas equipas a jogarem um jogo fechado. Os dragões optavam pelo jogo vertical e pela bola longa e pelos lances de Oliver e Bruno Fernandes na zona intermédia, por isso os flancos eram sempre utilizados.

No reatamento com menos um dia de descanso (Acuna e André Pinto a saírem lesionados), o Sporting estourou fisicamente.

Aos 61 minutos de jogo, Renan teve uma grande defesa após um canto na esquerda de Alex Telles, Felipe cabeceia à queima roupa. O Sporting estava agora com mais dificuldade em ter a bola e chegar à baliza de Vaná.

O FC Porto dominou o jogo como sempre quis, passou a ser predador e ir à procura da bola e terminar com as oportunidades do Sporting lançar o jogo para as grandes penalidades.

Aos 79, o FC Porto inaugura o marcador aquando de um remate de Herrera fora de área, Renan não consegue agarrar a bola e Fernando, no meio da confusão, a empurrar para o fundo da baliza.

O FC Porto esteve a gerir o controlo e ritmo do jogo, mas depois um lance caído do céu quando aos 90, João Pinheiro e dois vídeo árbitros consideraram que Óliver fez falta sobre Diaby dentro da área e a partir desse lance Bas Dost marcou o penálti e a terminar os 'leões' tiveram oportunidade de terminar o jogo no tempo regulamentar quando após passe de Bruno Fernandes para Raphinha com Vaná a evitar golo.

Para os leões, fica a segunda Taça da Liga da sua história e para os 'dragões' o fantasma das grandes penalidades e o trauma desta competição.


Árbitro: João Pinheiro (Associação de Futebol de Braga).


Ação Disciplinar: cartão amarelo para Corona (25), André Pinto (29), Acuña (35), Nani (45), Felipe (45+1), Ristovski (65), Óliver (68), Petrovic (86), Marega (90+3), Bruno Fernandes (90+5) e Renan Ribeiro (90+6).



Fonte da Foto: FC Porto.


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário