sábado, 26 de janeiro de 2019

FC PORTO VENCE BENFICA QUE SOFRE PRIMEIRA DERROTA NO CAMPEONATO


O FC Porto venceu hoje em casa frente ao Benfica por 96-78, com os 'encarnados' a sofrer a primeira derrota e os 'dragões' a cimentarem a luta a três pelo título, em encontro da 16.ª jornada da I fase da I Liga Portuguesa de Basquetebol.

Um jogo que se perspectivava animado e muito bom para o espetáculo, ainda longe da fase das decisões da Liga, em que duelos individuais como Boronjvak contra Xavi Rey. Afinal de contas, estavam em campo, as duas equipas com as melhores séries vitoriosas no campeonato, com o Benfica invicto sem derrotas e um Porto com nove vitórias consecutivas, após um mau início.

Entre os três até aos quarto minutos, o FC Porto com um parcial de 7-0 (15-05) colocou os 'encarnados' em sentido, que tiveram de mudar radicalmente o seu estilo de jogo, devido a um estilo de jogo descomprometido e sem receios dos homens aos comandos de Moncho López. 

Os 'dragões' com mais um parcial de 7-0 entre os sete até aos oito minutos, demonstrou um FC Porto muito forte a atacar e a defender e um Benfica que não conseguia encontrar soluções para travar o ímpeto dos 'azuis e brancos'.  

O Benfica esteve passivo no momento defensivo, mérito na seleção de lançamentos e na imaginação em criar pontos no jogo exterior. O FC Porto demonstrou uma solidez muito forte, enquanto que os 'encarnados' em soluções individualizadas.

No segundo quarto, os 'dragões' através da pressão defensiva, não permitia às 'águias' assumir o protagonismo. Um jogo mais pausado, mas que não deixou de ser organizado e intenso. O Benfica reagiu à grande vantagem do FC Porto, graças à posição do primeiro base, tirou faltas e alguns lançamentos fáceis a nível defensivo.

Um parcial de 5-0 aos 14 minutos, fez com que o Benfica reduzisse para sete pontos (38-31). Um jogo muito interessante a nível ofensivo, apesar de a nível defensivo estar muito inferior aquilo que foi os primeiros 10 minutos.

A defesa do FC Porto alargava-se ao campo todo, para encurtar espaços e tempo para o Benfica criar lances oportunos. 

O primeiro período marcou toda a primeira parte, o FC Porto não forçou lançamentos, 'cavou' uma diferença que provocou intranquilidade ao Benfica que teve de mexer muito cedo. O que ao início se antevia uma partida muito equilibrada, os 'portistas' chegam ao intervalo com 17 pontos de diferença, a maior da primeira parte e a dos 'portistas'.

O Benfica só teve na primeira parte, logo ao primeiro minuto, em vantagem com apenas um ponto. O que para quem está em primeiro lugar e nunca perdeu um jogo, era surpreendente, mas muito mérito ao FC Porto.

Seguiram-se os triplos do Benfica a reagir novamente, mas sem efeito imediato.

As percentagens não enganam por esta altura: 63% de dois pontos, 50% de triplos e 73% da linha de lance livre. Grande exibição portista na primeira parte.

No reatamento, no terceiro quarto, um dos duelos individuais que a comunicação social fez referência, entre Boronjvak e Xavi Rey, o sérvio esteve melhor do que o espanhol e poderia no início da segunda parte, aproveitar o desgaste físico de Xavi.

O Benfica estava desorientado, não havia entreligação e comunicação entre o base e o extremo, nem o jogo interior, nem o jogo exterior faziam a diferença. O FC Porto continuava a imprimir a sua superioridade e aos 26 minutos os 'dragões' estavam com 36 pontos! de vantagem.

Entre os 24 até aos 27 minutos, o FC Porto fez um parcial de 17-0 (79-43).

No último quarto, o FC Porto esteve mais relaxado, devido à diferença no resultado e o Benfica aproveitava para reduzir a desvantagem. A qualidade do jogo baixou, com os índices de concentração a diminuírem drasticamente das duas formações. Uma mera formalidade.

Em relação aos destaques para o FC Porto foram João Soares com 22 pontos e Will Sheehey com 16 e para o Benfica foram Micah Downs com 18 e Tomás Barroso com 17.

Com este resultado, à condição, o FC Porto em terceiro lugar com 28 pontos e o Benfica em primeiro com 31, que pode perder o primeiro lugar para a Oliveirense.

Na próxima jornada, o FC Porto vai à casa da Oliveirense este sábado, às 16:00 e o Benfica recebe o CAB Madeira.

MVP do jogo – João Soares.



Jogo no Pavilhão Dragão Caixa, no Porto, da 16.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.


FC Porto 96-78 Benfica


Ao Intervalo 56-39.


As equipas alinharam e marcaram por:


- FC Porto: Toni Prostran (11), João Soares (22), Will Sheehey (16), Sasa Borovnjak (2) e Boris Barac (16). Ferrán Ventura (3), Miguel Queiroz (5), António Monteiro (7), Vladyslav Voytso, Pedro Pinto (14), Pedro Bastos e Diogo Araújo.

Treinador: Moncho López.


- Benfica: Juan Cantero (5), José Silva, Fábio Lima (10), Micah Downs (18) e Xavi Rey (16). Miguel Cardoso (2), Gonçalo Delgado, Jaques Conceição, Cláudio Fonseca (2), Tomás Barroso (17), Arnette Hallman (8) e Rafael Santos.

Treinador: Arturo Alvarez



Marcha do marcador: 34-19 (primeiro quarto), 56-39 (intervalo), 87-58 (terceiro quarto) e 96-78 (final)




Fonte da Foto: Facebook oficial do FC Porto.


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário