quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

FC PORTO VENCE BELENENSES, MANTÉM DISTÂNCIAS PARA BENFICA E BRAGA E DILATA SOBRE O SPORTING


O FC Porto venceu hoje o Belenenses por 3-0, em jogo da 19.ª jornada da I Liga Portuguesa de Futebol, com os 'dragões' a manterem distâncias de cinco pontos para Benfica e seis para o Braga e dilata a do Sporting para 10.

Os golos do FC Porto foram marcados por Brahimi aos cinco minutos, Éder Militão aos 28 e Soares aos 71.

O FC Porto de Sérgio Conceição com: Casillas, Militão (Manafá, 80), Pepe, Felipe, Alex Telles, Corona (Otávio, 72), Herrera, Óliver, Brahimi. Soares (Fernando Andrade, 78) e Marega.

O Belenenses de Silas com: Muriel, Diogo Viana (Calila, 74), Sasso, Cleylton, Gonçalo Silva, Zakarya, André Santos, Eduardo (Ljujic, 78), Dalcio, Licá (Kikas, 82) e Henrique.

Com um relvado ligeiramente ensopado, o FC Porto fez logo o primeiro golo aos cinco minutos com Corona a acelerar antecipando um passe errado de Sasso e a cruzar atrasado para o tiro certeiro do argelino.    

O Belenenses aproveitava uma ideia de jogo positiva, sempre a atacar em máximo risco e sempre concentrado em jogadas de contra-ataque, mas a pressão alta do adversário não permitia isso, perdendo a bola em zonas muito recuadas do terreno.

Aos 19 minutos, o Belenenses apresentava uma prova dessa ideia, quando um passe de Edurado deixa  Licá que bate Felipe e atira de pé esquerdo à rede lateral e não saia a jogar curto e tímido esta equipa de Silas que mostrava bons atributos a todos os níveis.

O Segundo golo do FC Porto aos 28 foi uma jogada de laboratório, quando num livre Corona passa a Óliver que abre Alex Telles que surpreende a defesa dos homens da Cruz de Cristo em que fez da bola ser bombeadeada, ela foi para Militão que antecipa a Gonçalo Silva e cabeceia para o fundo da baliza de Muriel.

Sentia-se cada vez mais a partir daqui que a chuva não dava tréguas na Cidade Invicta, com os jogadores a criarem passes errados e jogadas inconstantes e a bola a ser refém das más práticas.

Aos 40 e aos 43, Muriel demonstrou bons atributos na baliza, quando impede um primeiro lance de Marega após passe digno do nome de Alex Telles e o segundo Corona domina, dribla Sasso e atira para uma boa defesa.

No reatamento e ao longo de boa parte, da segunda metade de jogo, o Belenenses mostrou que não tinha medo de atacar sempre que fosse necessário.

Aos 48, carrinho de Casillas aos pés de Licá após erro tremendo de Alex Telles e aos 58 perda de bola de Brahimi na saída do meio-campo com a bola a chegar a Henrique que enche as medidas à bola, e esteve perto de marcar.

Aos 60, destaque para a expulsão de Silas após protestos. 

Apesar de uma segunda parte menos motivante e enérgica do que a primeira, aos 65 Óliver teve nos pés a oportunidade de chegar ao terceiro golo, o espanhol ganha espaço, entra na área e atira para uma boa intervenção de Muriel.

O espanhol seria a chave desbloqueadora para chegar ao terceiro, quando aos 71 minutos, cruzamento com conta, peso e medida e Soares a fazer de cabeça o 13. º golo na época.

Aos 86, Fernando Andrade é derrubado em falta por Gonçalo Silva.e recebe o cartão vermelho após ter recorrido ao VAR para avaliar se o lance era de passível cartão vermelho direto ou não. 

Até final, por duas vezes Marega faria a sua tentativa, mas sem eficácia.

Com este resultado, o FC Porto é líder isolado, com 49 pontos e o Belenenses é sétimo classificado com 29.

Na próxima jornada, o FC Porto joga em casa do Vitória de Guimarães este domingo, às 20:00 e o Belenenses recebe o Moreirense em 04 de fevereiro, às 20:15.

MVP do jogo - Brahimi.



Árbitro: Luís Godinho (AF Évora).


Ação disciplinar: Cartão amarelo para Zakarya (50), Corona (59) e Dálcio (76). Vermelho para Gonçalo Silva (86).



Fonte da Foto: FC Porto.


Diogo Bernardino  

Sem comentários:

Enviar um comentário