quinta-feira, 16 de maio de 2019

LEÇA TERMINA CAMPEONATO COM SEGUNDA VOLTA EXTRAORDINÁRIA E COM A MANUTENÇÃO

LEÇA TERMINA CAMPEONATO COM SEGUNDA VOLTA EXTRAORDINÁRIA E COM A MANUTENÇÃO


O Leça terminou a Série B do Campeonato de Portugal com uma segunda volta extraordinária, alcançando dois terços das vitórias ao longo da prova, garantindo na última jornada em casa com o Penalva do Castelo a manutenção.

As transferências mais sonantes para o Leça foram Daniel Materazzi, o defesa central de 34 anos vindo a meio do início da época vindo do Lusitânia de Lourosa tendo marcado dois golos muito importantes em 22 jogos, do Sanjoanense, o guarda-redes de 24 anos Jorge Cristiano com 20 jogos, Pedro Prazeres com 27 jogos e dois golos marcados, Samuel Teles, com 29 jogos e dois golos, o ucraniano Max Lapushenko ao Fafe, com 23 jogos e dois golos, o costa marfinense Isaac Cissé ao Cinfães e no Inverno Miguel Lopes por empréstimo ao Leixões, com 17 jogos e dois golos.

Ao longo de 34 jogos, o Leça teve 12 vitórias, sete empates e 15 derrotas, com 34 golos marcados e 41 sofridos. Marcou em 68% dos jogos e sofreu em 71%. O máximo de jogos consecutivos a vencer foram três, desde a vitória em casa sobre o Lusitano de Vildemoinhos por 1-0 na jornada 26, em casa do Amarante por 1-0 até à jornada 28 em casa sobre o Mêda por 3-0.

O máximo que teve de jogos sem vencer foram seis, desde o empate em casa com o Coimbrões a uma bola até à derrota em casa do Lusitano de Vildemoinhos por 3-0, onde atingiu o máximo de cinco jogos sempre a perder isto na primeira volta.

O máximo de jogos sem perder foram cinco do encontro em casa com o Lusitano de Vildemoinhos até ao empate com o Marítimo B.

A temporada começou com a festa da subida dos distritais após a desistência do Sporting B em participar no Campeonato de Portugal. Após duas jornadas menos bem sucedidas, com derrotas por 3-0, o Leça conseguiu  a primeira vitória em casa do Pedras Rubras por 1-0 e depois um empate a uma bola em casa com o Coimbrões.

Após esse empate, o Leça viria a passar a sua pior fase, com sete derrotas consecutivas, para o campeonato e para a Taça de Portugal em casa do Gondomar e no dérbi com o Leixões.

O Leça regressava às vitórias em 04 de novembro num jogo em casa frente ao Amarante por 2-1 e depois em Meda por 2-1.

Até ao final da primeira volta, os leceiros conseguiram apenas uma vitória frente ao Paredes por 2-0 no seu reduto e três empates todos fora de casa, perdendo sempre em casa.

Na segunda volta, o Leça não começa da melhor forma, com uma derrota em casa frente ao Lusitânia de Lourosa por 2-0.

Após esse encontro, o Leça vencia o Cesarense por 3-1 e empatava em casa sem golos com o Pedras Rubras num encontro que poderia ter ditado mais três pontos.

A partir da 23.ª jornada, só por três vezes é que o Leça perdeu e sempre fora do seu reduto e empataria por duas ocasiões seguidas em casa da Sanjoanense e com o Marítimo B, empates com golos ao último minuto.

Foram sete vitórias alcançadas, quer em casa, quer fora, mostrando mais credenciais na segunda volta e conseguindo uma recuperação extraordinária e foi no triunfo em casa frente ao Lusitano de Vildemoinhos por 1-0, que os leceiros saíram pela primeira vez fora da zona vermelha. 

O melhor marcador da formação do Leça foi o costa-marfinense Isaac Cissé que em 24 jogos marcou 12 golos, sendo também o melhor marcador nas grandes penalidades com dois tentos. Por três vezes os golos do avançado deram na vitória, tendo por duas vezes feito 'bis'. O avançado foi o quinto melhor marcador da série.

Samuel Teles, Pedro Areias e Isaac Cissé marcaram golos pelo Leça vindo do banco.

Os jogadores com mais minutos foram Joel Mateus que em 33 jogos sempre a titular participou em 2962 minutos, em segundo Zé Carlos, 27 vezes titular e cinco suplente, com 2420 minutos nas pernas e em terceiro Samuel Teles com 24 jogos a titular e quarto a suplente e com 2081 minutos.

O jogador estrangeiro mais utilizado foi Max Lapushenko, o defesa central ucraniano, com 23 jogos a titular e 2070 minutos.

Este foi o último espaço da Nova Memória desta temporada para o Leça, voltando em agosto para trazer novidades e um cantinho especial para os leceiros todas as quintas-feiras.




Fonte da Foto: Leça FC.


Diogo Bernardino 

Sem comentários:

Enviar um comentário