quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

FC PORTO VENCE COM GOLO DE HERNÂNI CONTRA LEIXÕES QUE SE BATEU COM DIGNIDADE


O FC Porto venceu hoje em casa de um Leixões que se bateu com dignidade por 2-1, apurando-se para as meias-finais da Taça de Portugal, com Hernâni a fazer o golo do triunfo.

Herrera fez o primeiro aos 11, Zé Paulo aos 78 a fazer o empate e aos 118 Hernani fez a diferença.

O Leixões de Jorge Casquilha jogou com: Luís Ribeiro, Jorge Silva, Matheus Costa, Bura, Stéphane, Ceitil (Zé Paulo, 72), Luís Silva, Lawrence (Amine, 90+3), Erivaldo, Bernardo (Evandro Brandão, 62, Roniel, 91) e Pedro Henrique.

O FC Porto de Sérgio Conceição com: Fabiano, Mbemba (Marega, 87), Felipe, Pepe, Alex Telles, Herrera, Óliver, Adrián López, Corona (Éder Militão, 69), André Pereira (Soares, 80) e Fernando Andrade (Hernâni, 99).

O Leixões com três alterações e o Porto com sete, os 'dragões' adiantaram-se no marcador aos 11 minutos, num passe de Oliver para Herrera, que, na grande área, se desembaraçou de Bura e atirou rasteiro e cruzado para o fundo das redes de Luís Ribeiro.

A partir daí muitas dificuldades para o campeão nacional, em que os 'Bebés do Mar' decididos a fazer história e a chocar o mundo do futebol, foi corajosa e digna de uma equipa de Primeira Liga, como Paulo Lopo afirmou em várias entrevistas que a próxima época o objetivo é a subida.

O Leixões tenta responder à essa desilusão precoce e intensificaram essa luta pela igualdade com o futebol de Lawrence Ofori no meio-campo, a visão de Bernardo Martins a partir da ala esquerda com Erivaldo a desequilibrar no flanco direito, deixavam o dragão em alerta máximo.

A baliza de Luís Ribeiro esteve por duas vezes em sobressalto, com duas finalizações de um dos dois reforços de Inverno dos 'portistas', Fernando Andrade, que aos 17 e 36 minutos, aplicou a atenção do guardião leixonense, uma à malha e a segunda sobre a barra.

Em dia de inauguração do placar eletrónico, o reatamento do jogo, trouxe um Leixões mais por cima do FC Porto, com Erivaldo a tentar descobrir os caminhos da baliza à guarda de Fabiano, mas sem sucesso.

A equipa de Casquilha condicionou a primeira fase de construção do FC Porto, quando aos 70, após uma oportunidade de ouro de Corona, Zé Paulo coloca os décibeis no Estádio do Mar a níveis nunca antes vistos e aos 78 finta Militão, serpenteia pela muralha do 'Dragão' e com um remate forte de fora da área, faz a bola entrar.

Até final, Soares aos 82 faz um desvio de cabeça em queda e falha o alvo, respondendo Bura aos 89, de livre direto, com a bola a passar sobre a barra, acabando a partida para mais 30 minutos extra.

A meia hora extra que se jogou é mério total do Leixões que não deu espaços ao FC Porto e deixou Sérgio Conceição de cabeça quente e irritado. 

Após chamar os 'generais' Marega e Soares, sabendo o impulso motivacional dos anfitriões sobre os seus jogadores traria, o Porto não queria ir à lotaria das grandes penalidades.

O minuto 102 foi de protesto para os 'dragões'. Soares marca na recarga a um primeiro remate de Marega, que o guarda-redes desviou, e que foi invalidado por fora de jogo.

Herrera aos 111 e Hernâni aos 113 tiveram o golo nos pés. O extremo seria a chave para desbloquear a porta do Estádio do Mar. 

Aos 118 minutos cruzamento de Militão, assistência de Adrián, para Hernâni, como no Estádio do Bessa, sentenciar a partida.

Nas meias-finais o FC Porto vai medir forças com o Sporting de Braga, que hoje ganhou ao Desportivo das Aves por 2-1.

MVP's do jogo - Luís Ribeiro/Hernâni



Árbitro: João Capela (AF Lisboa).


Ação disciplinar: Cartão amarelo para Felipe (29), Pepe (88), Erivaldo (98), Jorge Silva (108) e Hernâni (119).



Fonte da Foto: Leixões SAD (Duarte Rodrigues)


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário