domingo, 26 de agosto de 2018


RIO AVE EMPATA FORA EM TONDELA A UMA BOLA NUM JOGO MUITO DISPUTADO


O Rio Ave empatou fora com o Tondela por 1-1, com destaque para o jogo muito bem disputado entre os dois conjuntos, hoje para a terceira jornada da I Liga Portuguesa de Futebol.

O Rio Ave de José Gomes se apresentava num esquema de 4x2x3x1 com: Leo Jardim, Junio Rocha, Borevkovic, Buatu, Afonso Figueiredo (Matheus Reis 83), Leandrinho (Schmidt 70), Tarantini, Galeno, Gelson Dala (Damien Furtado 80), Gabrielzinho e Bruno Moreira.

O Tondela de Pepa com uma ideologia de jogo baseada no 4x3x3 com: Cláudio Ramos; David Bruno, Jorge Fernandes, Ricardo Costa e Joãozinho; Delgado (Murillo 45), Bruno Monteiro (Sabaag 79), Hélder Tavares e Xavier; Arango (Peña 31) e Tomané.

Apesar do empate, o Rio Ave desta vez mostrou a enorme qualidade de jogo que já demonstrou na época passada, com alguns lampejos de bom futebol a aparecer para os “vilacondenses” num jogo muito bem disputado com os “beirões”.

Com este resultado, o Rio Ave fica à condição em 7º lugar com quatro pontos e o Tondela em 16º, com dois pontos.

O Tondela começou a atacar com um remate logo ao primeiro minuto por parte de Tomané, mas fraco e à figura, sendo que ao minuto 4, Xavier a fugir pela esquerda a cruzar ao segundo poste e a surgir o lateral contrário a receber no peito e a atirar de seguida, mas ao lado.

Apesar dos primeiros minutos serem dos “beirões”; o Rio Ave tinha mais posse de bola que após um remate falhado de Gabrielzinho ao minuto 12, chegou o primeiro golo do Rio Ave ao minuto 17 (0-1).

Grande passe de Gelson Dala a desmarcar Galeno emprestado pelo FC Porto, que entrou na área, contornou Cláudio Ramos e atirou para uma baliza vazia.

Ao minuto 19 quase o 2-0, com uma bola longa da esquerda para a direita, paralela à área do Tondela, com Galeno a tocar de primeira para o meio, onde surgiu Gelson Dala, da entrada da área, a rematar de primeira, mas ao lado.

Ao minuto 24, a bola entrou na baliza de Cláudio Ramos outra vez, mas foi invalidado por posição irregular pelo vídeo-árbitro, o remate de Gelson Dala.

Ao minuto 41, grande intervenção de Léo Jardim, após Tomané ganhar a Borevkovic, a entrar na área, a rematar com Buatu a evitar, mas Hélder Tavares na ressaca, a bola sobe e o brasileiro afasta-a da baliza.

Na segunda parte, o Rio Ave tentou aumentar a vantagem em bons lances como ao minuto 53, com uma grande mancha de Cláudio Ramos, mas ao minuto 59, chegou o golo do empate para o Tondela (1-1).

Sergio Peña a receber à entrada da área, a tirar um adversário da frente para ganhar espaço e depois a atirar de pé direito, fora da área, para o fundo das redes de Leo Jardim.

Entre o minuto 68 ao 75, cinco lances de grande oportunidade para o Tondela, com a bola a não entrar dentro da baliza, sem eficácia para os “beirões”.

Até final da partida, não houve mais nenhum lance de perigo para ambas as balizas, sendo de realçar, uma expulsão e consequente vermelho para Tomané, ao minuto 90 por palavras dirigidas com o árbitro assistente.

Na próxima jornada, o Tondela joga com o Vitória de Guimarães esta sexta às 21h15 e o Rio Ave em casa com o Portimonense, este domingo às 16h.

“O espírito com que abordámos este jogo era o de vencer e não conseguimos. Queríamos entrar na segunda parte como fizemos na primeira, assumir o jogo, sair a jogar e ter mais posse de bola. Em termos de gestão de esforço é mais fácil gerir um jogador que joga nessa zona. Tivemos vários ataques que não foram perigosos como deviam ser, mas o recurso à falta foi uma constante nos nossos ataques”, referiu José Gomes, treinador do Rio Ave.

“Aceito o resultado, mas houve uma reação cabal, muito boa. Temos de prolongar isto pelo jogo todo e não apenas 45 minutos. Sabíamos o que o Rio Ave fazia e fez, mas não conseguimos contrariar a fase de construção nos primeiros 30 minutos. Depois mudámos, crescemos e melhorámos. O Rio Ave ganhou justamente ao intervalo, foi pena não voltarmos às vitórias em casa. Ainda não vencemos, fica-nos a segunda parte e temos de corrigir o que foi mal feito primeira”, expressou Pepa, timoneiro do Tondela.

MVP da partida – Galeno - O avançado brasileiro abriu o marcador aos 17 minutos tendo percorrido os três corredores, ao promover trocas e diagonais com os companheiros.



Árbitro: Manuel Mota (AF Braga)

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Junio Rocha (12'), Gelson Dala (30'), Jorge Fernandes (62') e Bruno Monteiro (75') e Cartão Vermelho para Tomané (90’)

Assistência: 2045 espetadores




Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário