quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Também conhecido como Bruddah IZ, foi um cantor e compositor havaiano, que era muito famoso em sua terra natal e era descendente de uma linhagem pura de nativos havaianos.

Israel ganhou fama mundial em 1993, com uma versão que mistura dois clássicos da música norte-americana: "Somewhere Over The Rainbow" e "What A Wonderful World?", lançada no disco Facing Future, em que aparecem apenas a voz de IZ e seu ukulele, instrumento de cordas típico do Havaí.

Ele foi honrado pela Hawaii Academy of Recording Arts e recebeu o título de melhor vocalista do ano e melhor álbum do ano. IZ assistiu às cerimônias já no quarto do Hospital.

Israel "IZ" Kamakawiwoʻole foi um cantor muito popular no Havaí até a sua morte, faleceu com apenas 38 anos de idade, vítima de problemas respiratórios decorrentes de obesidade mórbida em 26 de junho de 1997. Antes de morrer, chegou a pesar 343 quilos.

Por sua representatividade ao país, no dia em que suas cinzas seriam jogadas ao mar, uma bandeira permaneceu a meio mastro o dia inteiro com a abreviação IZ, o que rendeu a presença de mais de 10.000 pessoas na praia, momento em que parou a ilha quase inteira.

Anos após uma estátua foi construída em Honolulu, honra que somente o governador Jonh A. Burns e o senador americano Spark Matsunaga tiveram.

Suas cinzas foram espalhadas pelo Oceano Pacífico na Praia M'kua em 12 de julho de 1998.
https://youtu.be/V1bFr2SWP1I

Sem comentários:

Enviar um comentário