sábado, 8 de setembro de 2018


ÁGUAS SANTAS VENCE EM AVANCA, COM “MAIATAS” A APROVEITAREM ERROS DO ADVERSÁRIO


O Águas Santas venceu em Avanca por 21-28, com a formação “maiata” a aproveitar os constantes erros criados pelo adversário, em Estarreja, para a 2.ª jornada do campeonato nacional de andebol.

O Avanca vinha do jogo mais equilibrado da 1. ª jornada, em que perderam frente ao ABC por 26-23 e o Águas Santas de uma goleada frente ao Boa Hora por 34-22.

Nesta jornada a formação maiata aproveitou várias imprecisões cometidas na segunda parte por parte do Avanca, conquistando a segunda vitória consecutiva e o Avanca com a segunda derrota seguida.

Os primeiros cinco minutos da partida, foram a alta velocidade, com as equipas a não demorarem quer no aspeto defensivo, quer no ofensivo, com o resultado em 3-4.

Ambos os conjuntos exploravam com sucesso o contra-ataque em superioridade numérica, a jogar em 7x0, sendo que ao final dos primeiros 15 minutos, contava-se pelos dedos das mãos o número de defesas de António Campos e de Emanuel Ribeiro.

Do minuto 11 ao 14, a equipa maiata perdeu fulgor, não concretizado qualquer golo, e permitido dois tentos da formação de Estarreja na desvantagem mais próxima que o Avanca teve na partida, diminuindo a desvantagem de três (5-8) para um (7-8).

A partir do minuto 15, começou a jogar-se ‘taco a taco’, com o Águas Santas e o Avanca a criarem um festival de maus passes e de excelentes intervenções, uma combinação que era atípica para o que ocorreu.

Aos vinte minutos, o Avanca passava para a frente do marcador por intermédio do ponta direita Jenilson Monteiro (10-9), mas o Águas Santas voltaria a estar em vantagem seis minutos depois (26), pelo lateral direito José Barbosa, passando a defender com mais critério (11-12).

A primeira parte ficou marcada pelo equilíbrio de parte a parte, com três golos de vantagem para a formação do Águas Santas (11-14).

Na segunda parte, o Águas Santas começou a superiorizar-se, com a aposta na troca entre Vasco Santos e Gonçalo Vieira na transição defesa/ataque, apostando as ‘fichas’ num estilo de jogo mais calmo, pausado e eficaz, chegaram aos 43 minutos com cinco golos de vantagem (15-20).

O Avanca reduzia através dos contra-ataques no qual com dois golos concretizados por Diogo Coelho, entre o minuto 44 e 45, deixaram enfurecido o treinador José António Silva, pedindo o segundo Timeout.

Após este pedido de desconto de tempo, os “maiatas” comandaram as hostes e o ritmo de jogo. Com uma tática muito arriscada, sempre na eminência do jogo passivo, o Águas Santas começava a facilitar o que ao início parecia complicado e aproveitou as más reações, para aumentar a vantagem e gerir o jogo até final.

Os destaques do Águas Santas foram Pedro Cruz, com nove golos, Mário Lourenço e Francisco Fontes com seis tentos, para o Avanca o melhor marcador foi Rúben Ribeiro com cinco.

Na próxima jornada, o Águas Santas recebe o Sporting esta quarta-feira, às 21h e o Avanca vai a Fafe, no próximo sábado, às 18h.

MVP da Partida – Pedro Cruz – A experiência do central ditou o desfecho do encontro. Transmitiu a sua liderança com muita qualidade, criando muitas das falhas técnicas e com os seus nove golos foi fundamental para conquistar a vitória.


Jogo da 2. ª jornada do Campeonato Nacional de Andebol, realizado no Pavilhão Comendador Adelino Dias Costa.

Avanca -- Águas Santas (21-28).

Intervalo (11-14).

Sob arbitragem da dupla Fernando Costa/Diogo Teixeira (AA Braga), as equipas alinharam e marcaram por:

- Águas Santas: António Campos (gr), Mário Rego, Vasco Santos, José Barbosa (3), Pedro Cruz (9), Gonçalo Vieira (3), Mário Lourenço (6), Nuno Fernandes, João Ribeiro, Jorge Mendes, Francisco Fontes (6), Mário Oliveira (1), António Aparício, Henrique Carlota (gr) e Rúben Santos.

Treinador: José António Silva.

- Avanca: Emanuel Ribeiro (gr), Nuno Carvalho (2), Francisco Silva (2), Ciprian Popovici, Diogo Coelho (3), Alberto Silva, Maykol Adames, Francisco Santos (2), Lourenço Santos (1), Luís Silva, Diogo Silva (3), Jenilson Monteiro (2), Rui Leite, Rafael Andrade, Daniel Vieira (1) e Rúben Ribeiro (5).

Treinador: Nuno Silva.


Marcha do marcador: 5-7 (10 minutos), 10-9 (20), 11-14 (30), 14-19 (40), 19-24 (50) e 21 – 28 (Final).

2 Minutos de exclusão: 3/3.



Fonte da Foto: Facebook oficial do Águas Santas.



Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário