quinta-feira, 20 de setembro de 2018


FC PORTO PERDE NA PRIMEIRA MÃO DA LIGA DOS CAMPEÕES DE BASQUETEBOL





O FC Porto perdeu hoje por 85-86 frente aos russos do Nizhny Novgorod, em jogo da primeira mão da primeira eliminatória da Liga dos Campeões de Basquetebol, disputado no Dragão Caixa.

Ao perder ao intervalo por seis pontos, o FC Porto deve a alguns erros do Nizhny Novgorod e aos lances livres cometidos por Pedro Pinto, Toni Prostran, Ferrán Ventura, Sasa Borovnjak e Will Sheehey, fazer da primeira parte do jogo com o tom do equilíbrio.

No primeiro período da partida, o FC Porto esteve sempre atrás do resultado, com a formação do Nizhny Novgorod a partir do 8-8, a começar a ‘galgar’ terreno, chegando a ter a quatro minutos do fim do período, com nove pontos de vantagem (17-26).

William Sheehey era o ‘talismã’ que os adeptos e simpatizantes dos ‘dragões’ tinham nos primeiros 10 minutos, tendo chegando aos 12 pontos, fazendo metade dos do que o FC Porto conseguiu (21).

Uma defesa muito agressiva e alguma permeabilidade na defesa do FC Porto permitiram que através dos lances de três pontos (três em quatro tentativas convertidas), a formação do Nizhny Novgorod conseguissem chegar à maior vantagem no encontro, que chegou a ser de 12 (28-40).

No segundo período, oportunidades de um lado e de outro, em que apesar do facto do base Kendrick Perry, ter sido uma ‘dor de cabeça’ para os jogadores do FC Porto, com 10 pontos marcados e também Maxim Grigoryev com 13, o facto de terem atingido três faltas pesou na estratégia mais ofensiva dos russos, ao contrário dos ‘portistas’ que era mais reativa.

No terceiro período, com maior pressão, o ‘cinco’ do FC Porto começou a travar mais investidas e esteve por duas vezes, perto de estar em vantagem no resultado, com apenas um ponto de desvantagem (50-51) a oito minutos e (62-63) a 33 segundos do fim, respetivamente.

A tão ansiada reviravolta que estava a começar a ser construída entre os 20 a 30 minutos, foi pela primeira vez alcançada a nove minutos do fim do quarto período de jogo com Pedro Pinto a ser o autor dessa proeza (66-64).

O FC Porto a partir daqui, raras foram as vezes teve que andar atrás do prejuízo e os ares começarm a melhorar quando o melhor marcador dos russos, o capitão Maxim Grigoryev, com 20 pontos, atingiu a quinta falta e a pouco mais de um minuto para o fim, o base norte-americano Kendrick Perry, foi excluído com 21 pontos.

Até final, foi uma luta ‘taco a taco’, e com a exclusão de João Soares, os russos ganharam a vantagem de um ponto para a segunda mão.

Em relação aos destaques para o FC Porto foi Will Sheehey, com 27 pontos e para o Nizhny Novgorod, foi Kendrick Perry com 21.

Daqui a dois dias, este sábado, às 15:00, o FC Porto irá até à Rússia, para a segunda mão da primeira eliminatória da Liga dos Campeões de Basquetebol.

“O nosso problema foi o Nizhy não ter quebrado. Manteve-se muito consistente ao longo do jogo, no um contra um e com grade capacidade de contra-ataque referiu Moncho López, treinador do FC Porto.

MVP do jogo – Will Sheehey – Foi o melhor marcador da partida, com 27 pontos e trouxe ao FC Porto o ‘bálsamo’ necessário a conquistar pontos para conseguir dar à volta ao resultado. Realçar também aspetos técnicos de grande qualidade do único jogador norte-americano dos ‘dragões’.


Jogo no Dragão Caixa, da primeira mão da primeira eliminatória da Liga dos Campeões de Basquetebol.

Ao Intervalo 42-48.

Final: FC Porto 85-86 Nizhny Novgorod.

Sob a arbitragem do italiano Tolga Sahin, do montegerino Radomir Vojinovic e do suíço Sebastien Clivaz, as equipas alinharam e marcaram:

- FC Porto: Boris Barac (5), Sasa Borovnjak (6), Toni Prostran (13), William Sheehey (27) e Vladyslav Voytso. Jogaram ainda João Soares (4), Miguel Queiroz (6), Pedro Bastos (2), António Monteiro (8), Ferrán Ventura (8), Pedro Pinto (6) e Diogo Aráujo.  

Treinador: Moncho López.

- Nizhny Novgorod: Vladimir Dragicevic (9), Maxim Grigoryev (20), Roderick Odom (6), Kendrick Perry (21), Dmitrii Uzinskii (9). Jogaram ainda Anton Astapkovich, Aaron Broussard (9), Artem Komolov (6), Sergey Toporov (5), Georgy Zhbanov e Aleksandr Gudumak (1).

Treinador: Zoran Lukic.

Marcha do marcador: 21-29 (primeiro período), 42-48 (intervalo), 62-64 (terceiro período) e 85-86 (final).



Fonte da Foto: Facebook oficial do FC Porto.



Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário