sábado, 22 de setembro de 2018


RIO AVE VENCE SANTA CLARA E OBTÉM TERCEIRA VITÓRIA NO CAMPEONATO 


O Rio Ave venceu fora a Santa Clara por 3-1, num jogo com duas expulsões, uma para cada formação, hoje para a quinta jornada da I Liga Portuguesa de Futebol.

Os golos de Carlos Vinícius aos 70, de Galeno aos 74 e de Schmidt aos 90 +4’ para o Rio Ave e um autogolo de Vinícius aos 78’ para o Santa Clara, fizeram do jogo a terceira vitória no campeonato para a equipa de Vila do Conde e da dos Açores a segunda derrota.

O Rio Ave de José Gomes se apresentava num esquema de 4x2x3x1 com: Leo Jardim, Junio Rocha, Buatu, Borevkovic, Matheus Reis, Jambor, Schmidt, Diego Lopes (Nélson Monte 83’), Vinícius, Gabrielzinho (Damien Furtado 76’) e Gelson Dala (Galeno 62’).

A Santa Clara em 4x3x3 com: Marco, João Lucas, Accioly (César 45’), Fábio Cardoso, Patrick (Minhoca 63’), Osama Rachid, Bruno Lamas, Anderson Carvalho, Fernando, Zé Manuel (Clemente 74’) e Stephens.

Com este resultado, o Rio Ave fica à condição em 4.º lugar com dez pontos e a Santa Clara em 11.º, com cinco.

Os primeiros 10 minutos da partida foram monótonos, com ambas as formações a ‘diagnosticaram’ os seus adversários na tentativa de perceber quais seriam as ideologias de jogo e ao minuto 11 o primeiro remate com muito perigo à baliza de Léo, em que Osama Rashid, num livre direto à baliza, o guarda-redes brasileiro defendeu para pontapé de canto.

Na recarga ao remate de Rachid, Léo deixava escapara a bola e na sobra, Fernando a rematar mas muito por cima da baliza. Haviam boas jogadas por parte do Rio Ave ao primeiro toque, com uma construção pensada na jogada ofensiva, mas sem consequências.

Depois de dois lances de Borevkovic aos 25 minutos, que deixaram o Rio Ave em alguns apuros a nível defensivo, aos 34, depois de um cruzamento de Bruno Lamas, Zé Manuel a falhar por pouco o cabeceamento para golo, devido a um corte providencial do croata.

Rio Ave com mais posse de bola, mas a Santa Clara mais rematadora e mais presente no ataque e isso foi visto em dois lances de grande oportunidade para ambos os conjuntos. Aos 37, Gabrelzinho surge isolado em zona frontal, corre e puxa para a direita, mas Marco não se perde no lance e agarra a bola e aos 42, Stephens remata potente para defesa do guardião do Rio Ave.

Nos últimos minutos da primeira parte, três grandes oportunidades, com os guarda-redes em destaque com boas defesas que mantiveram o nulo até ao intervalo e nesse momento, Accioly saia lesionado para dar lugar a César.

Na segunda parte, aos 50, Stephens, a tentar cortar, quase fazia autogolo. Aos 53, a Santa Clara, quase fazia o primeiro num lance que começa numa perda de bola de Junio para Fernando com a bola a passar da esquerda para a direita e Zé Manuel a rematar cruzado com Léo a evitar o golo e outra excelente defesa ao minuto 56, a um remate de Patrick.

Jogo muito mexido, de constante parada e resposta. Aos 62, remate de Fernando a sair ao segundo poste, mas a rasar o poste e aos 65, Léo a intervir com mais uma excelente defesa, com Fernando a deixar Junio para trás na grande área, a rematar com pouco ângulo e ia com ‘selo’ de golo, mas o guarda-redes dos de Vila do Conde a defender com segurança.

Dos 70 aos 80 minutos, uma ‘chuva’ de golos. O primeiro do Rio Ave por Carlos Vinícius, com Galeno a fazer um passe atrasado e a servir Vinícius através de um remate de pé esquerdo, marcar e aos 74, o segundo com Matheus Reis, pela esquerda na área, a servir Galeno à entrada da área para um remate colocado de pé direito a bater Marco e depois da expulsão de Junio ao minuto 77, um minuto depois um autogolo de Carlos Vinícius, a reduzir para a Santa Clara.

A partir daqui jogava-se mais com o coração do que a razão, sendo que ao minuto 86 foi expulso um membro do staff do Rio Ave e ao minuto 90, o Santa Clara era reduzido a dez, com o cartão vermelho direto mostrado a João Lucas.

No final, o Rio Ave ganhava uma grande penalidade, por falta de César sobre Carlos Vinícius, que viria a ser crucial para o terceiro golo, convertido por João Schmidt, que seria o último lance da partida.    

Na próxima jornada, o Rio Ave joga em casa frente ao Boavista, no próximo sábado, às 19:00 e a Santa Clara vai jogar com o Nacional da Madeira, no próximo domingo, às 16:00.

MVP da partida – Léo Jardim – Foi o melhor em campo, pois soube segurar o ímpeto do Santa Clara, correspondendo com grandes defesas, aos remates dos homens comandados por João Henriques, dando a segurança e a solidez defensiva, necessária para conquistar os três pontos.


Árbitro: João Capela (AF Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Jambor (19’), Fernando (24’), Schmidt (31’), Junio (58’), Junio (77’) e consequente expulsão, César (90’+3’). Cartão vermelho para João Lucas (90’).



Fonte da Foto: Facebook oficial da Santa Clara.



Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário