domingo, 17 de fevereiro de 2019

FC PORTO VENCE SETÚBAL E REGRESSA AOS TRIUNFOS EM JOGO DE DOMÍNIO TOTAL


O FC Porto venceu hoje em casa o Vitória de Setúbal por 2-0, em jogo da 22.ª jornada da I Liga Portuguesa de Futebol, num encontro em que permite aos 'dragões' regressarem aos triunfos após dois empates na prova.

Os golos do FC Porto foram marcados aos 15 minutos por Herrera e aos 65 por Soares.

O FC Porto de Sérgio Conceição com: Casillas, Manafá, Felipe, Militão, Telles, Danilo (Óliver, 30), Herrera, Corona, Otávio (André Pereira, 61), Adrián López (Fernando Andrade, 77) e Soares.

O Setúbal de Sandro Mendes com: Cristiano, Cascardo, Artur Jorge, Vasco Fernandes, Sílvio, Semedo, Nuno Valente, Éber Bessa, Mendy (Sekgota, 69), Hildeberto (Mano, 75) e Cádiz (Valdu Té, 79).

O FC Porto apostou hoje três novas caras no 'onze' com Éder Militão a regressar ao centro da defesa em detrimento de Pepe e a abrir espaço para a estreia a titular de Manafá, Corona volta a estar disponível após ter falhado o jogo da Liga dos Campeões por castigo e ocupou o lugar de Brahimi, lesionado e Adrián entra para o lugar de Fernando Andrade.

A vitória não merece discussão e peca pelos números reduzidos que efetuou, devido ao número de oportunidades que os 'dragões' não converteram, colocando agora a pressão sobre Braga e Benfica nas suas viagens a Alvalade e a Vila das Aves.

Sem quaisquer medos, ou faltas de confianças, o FC Porto assumia a produção ofensiva do jogo, circulando a toda a largura de forma a conseguir furar a muralha sadina, com Corona a fletir as bolas para o centro, com Adrián e Otávio nas alas.

O Vitória de Setúbal com Jorge Andrade também ao leme e a ser ovacionado pelos adeptos, estava com as linhas muito recuadas neste momento, com os campeões nacionais a tentarem desmontar a organização sadina que estava compacta, na sua área, a defender qualquer cruzamento de Telles ou tentativas de desmarcação perante a defesa.

A muralha defensiva do Setúbal foi quebrada pelo ritmo imponente dos 'portistas', sendo o prémio para tal proeza, o golo marcado aos 16 minutos,  com uma arrancada de Corona que assiste Adrián López. com o remate do espanhol a ser intercetado por Vasco Fernandes, e a bola sobra para Herrera que desvia de cabeça para fazer o sexto golo esta época.

Aos 30 minutos, ocorreu mais um dor de cabeça para Sérgio Conceição, com o internacional português Danilo Pereira a lesionar-se após entrada de Éber Bessa, sendo forçado a sair para a entrada de Óliver Torres, numa noite para esquecer, após ter dado excelentes índices físicos neste e noutros encontros.

Com naturalidade, os 'dragões' tornaram o jogo mais fácil e tiveram várias oportunidades para o resolver dentro da primeira parte, quando aos 21, pontapé fortíssimo de Alex Telles para fora da área a por à prova Cristiano, aos 33 Soares domina e remata ao lado, aos 37,  receção de Corona digna de ser vista e revista,  cruza para o segundo poste, onde surge Adrián López a cabecear para uma enorme defesa do guarda-redes.

Artur Jorge aos 39, fez o mesmo que o companheiro e tirou o 'pão da boca' a Soares, impedindo o desvio certeiro.

O Vitória de Setúbal jogava mais adiantando com as suas linhas devido ao facto de ter sofrido o golo, mas sem criar perigo, realizando três remates em todo o encontro que foi uma tarefa irrisória para um Casillas espetador.

No reatamento, o FC Porto reagia muito bem à perda de bola, aos 52 Soares teve perto de marcar, após uma defesa incompleta de Cristiano e aos 54, o Setúbal era reduzido a dez jogadores, com o médio Éber Bessa a cometer uma infantilidade, quando simula uma grande penalidade, recebe o segundo cartão amarelo, após ter recebido sobre uma falta a Otávio e é mandado mais cedo para os balneários.

Apesar de Danilo não estar presente, não se deu pela sua falta, com o espanhol Óliver a dar todo o perfume futebolístico, com passes de desmarcação dignos de registo, encontrando espaços onde não existiam. Manafá a titular também fez uma estreia muito boa, avançando muito bem nos terrenos, provando ser um lateral defensivo e ofensivo de excelente qualidade.

Aos 61, um falhanço de Corona, após Óliver encontrar Manafá que serve o mexicano que atira de cabeça por cima. O segundo golo do FC Porto era inevitável, mas aos 64, após uma 'carambola' de ressaltos, o Setúbal poderia chegar ao empate. 

Um minuto depois, aos 65 minutos, os 'dragões' chegam ao segundo, com Manafá a recuperar no meio campo e a abrir na direita para Alex Telles que com um cruzamento com peso, conta e medida, encontra Soares com um cabeceamento certeiro, faz o seu 14.º golo esta época.

O FC Porto controlou o jogo até final e tentou em alguns fios de encontro, quando aos 79, Soares falha o 3-0 após pontapé de bicicleta, aos 83, Alex Telles através de um livre atira ao lado, com os 'dragões' a aumentar para quatro a distância para o Benfica, segundo classificado.

Com este triunfo, o FC Porto é líder isolado nesta jornada, independentemente de qualquer resultado dos adversários diretos, Benfica, Sporting de Braga e Sporting com 54 pontos e o Setúbal é 12.º com 22.

Na próxima jornada, o FC Porto vai ao terreno do Tondela em 22 de fevereiro, às 21:15 e o Setúbal recebe o Vitória de Guimarães no dia 23, às 20:30.

MVP do jogo - Óliver.



Árbitro: Nuno Almeida (AF Algarve).


Ação disciplinar: Cartão amarelo para: Éber Bessa (36 e 54), Semedo (45), Artur Jorge (53), Soares (53), Felipe (70), Óliver Torres (85) e Mano (86). Cartão vermelho após acumulação de amarelos para Éber Bessa (54).



Fonte da Foto: FC Porto.


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário