quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

I LIGA PORTUGUESA DE BASQUETEBOL COM 14 EQUIPAS É GRANDE NOVIDADE PARA PRÓXIMA TEMPORADA


A presença do Sporting que volta ao basquetebol, 24 anos depois, implica que na próxima época, a I Liga Portuguesa seja disputada a 14 equipas, avançou hoje a direção da Federação em comunicado, a dar conta das novidades da próxima edição.

A Liga aonde competem 12 clubes vai passar a ser disputada na próxima época por 14 formações, com 11 formações que conseguiram a manutenção, duas vindas da Proliga e o Sporting.

"O Sporting CP apresentou em setembro de 2018 uma candidatura à participação da sua equipa sénior masculina no campeonato da I Liga para a época de 2019/20, a qual foi aceite pela Federação Portuguesa de Basquetebol, depois de auscultação efetuada aos diferentes agentes da modalidade. Tal situação obriga a alterações no modelo competitivo e de acesso à Liga na época 2019/20 e subsequentes alterações nos campeonatos da Proliga e CN 1.ª Divisão", informaram. 

A Fase Regular vai ser realizado em duas voltas com 26 jogos e o Play-off à melhor de cinco jogos, para as oito primeiras classificadas. Vão descer quarto equipas, os 13.º e 14.º no final da Fase Regular, aos quais se juntam as equipas vencidas do play-out. 

A expansão só vai durar nessa temporada, sendo as restantes épocas com 12.

A partir da época 2019/20 cada equipa pode inscrever um máximo de cinco jogadores de Formação Basquetebolística Estrangeira (FBE), mais um do que era regra, que não se enquadrem no conceito de “Atletas de Formação Basquetebolística Portuguesa (FBP)".

Esta época no campeonato nacional da 1.ª Divisão, descem apenas cinco equipas, em vez de seis, "sendo necessário realizar um jogo, em campo neutro, entre os antepenúltimos de cada zona" e em 2021/22, descem quarto, duas de cada zona. 


Fonte da Foto: FPB.


Diogo Bernardino 

Sem comentários:

Enviar um comentário