sábado, 2 de fevereiro de 2019

OLIVEIRENSE VENCE FC PORTO E MANTÉM-SE PRÓXIMO DO BENFICA


A Oliveirense venceu hoje em casa frente ao FC Porto por 93-80, e não desloca-se do Benfica, numa segunda parte em que os 'dragões' não estiveram no seu melhor, em encontro da 17.ª jornada da I fase da I Liga Portuguesa de Basquetebol.

Houve um conjunto de trocas bem assumidas em termos de bloqueio, no início do primeiro quarto por parte do FC Porto que se apresentava sólido a nível defensivo, mais eficaz e esclarecido no ataque, que fez um parcial de 10:0 nos primeiros três minutos de encontro.

A capacidade de luta da Oliveirense anulou essa vantagem significativa, após os 'dragões' perderem inúmeras posses de bola à beira do cesto e com essa pressão defensiva a Oliveirense reduziu aos sete minutos de jogo para apenas quarto de desvantagem (11-15).

As duas equipas estavam no primeiro quarto a apostar no ressalto ofensivo e a concretizarem esses lances. Um jogo muito equilibrado, com a Oliveirense aos nove minutos pela primeira vez na liderança do jogo (21-20).

A principal característica dos 10 minutos, foi a intensidade defensiva e ofensiva das equipas, com boa agressividade no bom sentido, com o FC Porto em vantagem (23-24).

No segundo quarto, os esquemas táticos e as preocupações em parar jogadores que com as suas características individuais poderia mudar o rumo dos acontecimentos. Coleman para a Oliveirense era importante não só a nível físico mas também pela experiência que têm.

Dos 10 aos 15 minutos, havia uma fase de desacerto por parte das duas equipas, ou por falhar lançamentos, ou por excelentes bloqueios. A Oliveirense não estava tão serena no ataque mas melhor o FC Porto em termos defensivos a travar a jogada típica da Oliveirense em que apostava no dois contra um.

Entre os 14 aos 16 minutos, o FC Porto fez um parcial de 6:0 (27-36), que levou a que Norberto Alves mostrasse a sua irritação no desconto de tempo pedido, devido ao facto da sua equipa estar muito preocupada com outros aspetos além daquilo que este pediu.

Um conjunto de faltas técnicas aos jogadores da Oliveirense levou a que o jogo ficasse mais quentinho, num jogo mais rápido e descontrolado, menos tranquilo, mas melhor para o espectáculo. Travante Williams e James Ellisor da Oliveirense neste tipo de ambientes costumam se mostrar com índices bem altos e foi o que ocorreu a partir dos 18 minutos.

A arbitragem que deixava atuar qualquer contacto físico ao longo dos primeiros minutos a deixar de ser tão liberal após estas faltas técnicas.

Uma primeira parte com uma excelente intensidade defensiva e ofensiva, com a vantagem do FC Porto a ter mérito por ter retirado Coleman que estava a fazer falta para a Oliveirense.

No reatamento, no terceiro quarto, trouxe uma Oliveirense diferente, a disparar no marcador com um parcial de 12:0, entre os 20 aos 23 minutos, (55-48), com os 'Dragões' a reagirem a essa desvantagem aos 26 minutos (58-59) e ate final muito equilíbrio, com a Oliveirense a ganhar por dois de diferença (67-65).

A diferença estava no jogo interior em vez do exterior, com os 'dragões' a necessitarem de Boronjvak para ultrapassar todos os problemas que a equipa de Norberto Alves colocava.

No último quarto, a Oliveirense a beneficiar da jogada dois contra dois, em que o jogador que ajudava no início do processo ofensivo era ele quem ia marcar pontos, como por exemplo João Guerreiro.

O FC Porto não conseguia arranjar soluções para travar o ímpeto ofensivo da Oliveirense, muito dependente daquilo que Sheehey poderia reproduzir. 

O campeão nacional a partir dos 27 minutos tinha o jogo na mão e nunca mais deixou o largar e aproveitou para 'cavar' um fosso em termos de marcador,

Os 'dragões' terminaram a série vitoriosa de 10 triunfos consecutivos para o campeonato e a Oliveirense para 15.


Em relação aos destaques para o FC Porto foram Will Sheehey com 19 pontos e Sasa Boronjvak com 16 e para a Oliveirense foram Thomas de Thaey e James Ellisor com 21

Com este resultado, à condição, o FC Porto em terceiro lugar com 29 pontos e a Oliveirense em segundo com 33.

Na próxima semana, ambas as formações vão voltar-se a encontrar-se este sábado, para as meias-finais da Taça da Liga (Hugo dos Santos) em Sines, onde o vencedor desse jogo enfrenta no domingo na final o Benfica ou a Ovarense.

MVP do jogo – James Ellisor.



Jogo no Pavilhão Dr. Machado Matos em Oliveira de Azeméis, da 17.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.


Oliveirense 93-80 FC Porto.


Ao Intervalo 41-48.


As equipas alinharam e marcaram por:


- Oliveirense: Travante Williams (17), Eric Coleman (8), José Barbosa (8), Thomas Thaey (21) e James Ellisor (21). André Bessa (4), João Guerreiro (12), Francisco Albergaria, Renato Azevedo, Rui França, João Balseiro e Marko Loncovic (2).

Treinador: Norberto Alves.


- FC Porto: Toni Prostran (4), Ferran Ventura (2), João Soares (15), Boris Barac (7) e Sasa Borovnjak (16). Vladyslav Voytso, Pedro Pinto (13), António Monteiro (1), Miguel Queiroz, Pedro Bastos (3), Will Sheehey (19) e Diogo Araújo.

Treinador: Moncho López.



Marcha do marcador: 23-24 (primeiro quarto), 41-48 (intervalo), 67-65 (terceiro quarto) e 93-80 (final)



Fonte da Foto: Facebook oficial do FC Porto.


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário