segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

VITÓRIA DE GUIMARÃES E FC PORTO ANULAM-SE EM GOLOS MAS NÃO EM EMOÇÃO


O Vitória de Guimarães empatou hoje com o FC Porto a zero bolas, em jogo da 20.ª jornada da I Liga Portuguesa de Futebol, num encontro onde houve muita emoção no ambiente infernal de Guimarães.

O Vitória de Guimarães de Luís Castro com: Douglas; Sacko, Venâncio, Pedrão, Rafa Soares, Wakaso, Joseph (Mattheus, 81), Tozé, Pepê (Rochinha, 72), Davidson e Guedes (Welthon, 72).

O FC Porto de Sérgio Conceição com: Casillas, Militão, Pepe (Hernâni, 90), Felipe, Alex Telles, Corona, Herrera, Óliver, Brahimi (Otávio, 67), Marega (Fernando Andrade, 76) e Soares.

O Dom Afonso Henriques retirou cinco pontos ao FC Porto neste campeonato e os 'portistas' retiraram dois, onde em dia de dérbi da Segunda Circular, os 'dragões' viriam o Braga e o Benfica a encurtar distâncias, três do Benfica que é segundo e quarto do Braga que é terceiro.

O FC Porto olhos nos olhos tentou a todo o custo com a sua personalidade que já é sabida do público tentar retirar dividendos em Guimarães mas sem sucesso, muito por culpa da boa atuação dos jogadores do Guimarães, de Wakaso, em particular e também do ambiente infernal.

Os 'azuis e brancos' tentaram por vezes utilizar outro tipo de vestimentos mais civilizado e artístico e menos direto e simples, sem ser ultrajante ou exacerbado. Quando voltou ao seu ADN, a baliza de Douglas foi essencial para 'sacar' o ponto.

Não se pode dizer que o FC Porto não teve muitas oportunidades para marcar. Aos seis minutos, Brahimi, remate em jeito e a bola a sair a centímetros do poste esquerdo. Aos 16 minutos, dois grandes lances, primeiro o Guimarães com Casillas a sacudir o cruzamento de Sacko, e de seguida um remate por cima do lateral 'vitoriano' Rafa Soares e logo a seguir Tiquinho Soares a mandar uma bola à barra.

Aos 22, Alex Telles, aos 23, Rafa Soares e aos 26 Tozé puseram à prova os guarda-redes com remates rasteiros e a colocarem perigo. Aos 30, passe de Soares para o maliano Marega isolar-se e só tinha de fazer bem o chapéu sobre Douglas, a mandar para a bancada. Muitos remates perigosos, para os dois lados, mas com o FC Porto mais perto do golo.

Aos 41 Marega teve outra oportunidade escandalosa de marcar, em que teve tempo e espaço, mas demorou a concretizar e viu essa porta a fechar e a fechar até que se fechou completamente. Os ânimos estavam quentes, com algumas cenas lamentáveis, numa primeira parte muito boa e positiva.

No reatamento, o Vitória a entrar melhor e Davidson era o elemento mais vistoso com duas boas oportunidades aos 55 minutos, levando os 'dragões' a baixarem a qualidade de jogo. O Vitória apostava nos médios para fazer as transições para o ataque e estas foram sempre lúcidas.

Nada resultou em termos de substituições, como por exemplo em Hernâni que não teve noites como no Bessa e no Mar, apesar de o FC Porto ter sido melhor em tudo. Com músculo e espírito de luta, lá ia tentando o Guimarães tentar libertar-se da pressão e da superioridade portista.

O Vitória de Guimarães aguentava de tudo, de balas, tiros e canhões, e até pernas miraculosas que aos 74 minutos, após Oliver outra vez ele, magistral passe para Marega, que desvia de Douglas, valendo o central Frederico Venâncio na linha de baliza a cortar.

O maliano rasgou e sozinho, cai agarrado à coxa esquerda, em lágrimas aos 75. Estávamos a entrar na fase mais acidentada do encontro onde ocorreram várias faltas. Douglas mais uma vez um pronto socorro, aos 87, quando Corona em boa posição, depois de um corte de Venâncio, remata à queima-roupa.

Aos 90 Pepe que até colocou a bola dentro da baliza mas em fora de jogo e aos 90+2 Otávio a rematar ligeiramente ao lado, podiam ter mudado o rumo da história, mas na prática, o FC Porto a 14 jornadas do fim do campeonato, vê os perseguidores a chegarem mais perto.

Vai ser necessário mais do que vestimentos simples para conquistar pontos em terrenos fora de casa para o FC Porto, como nesta sexta-feira em Moreira de Cónegos.

Com este resultado, o FC Porto é líder do campeonato com 50 pontos e o Vitória de Guimarães é quinto com 32.

Na próxima jornada, o FC Porto vai jogar à casa do Moreirense esta sexta-feira, às 20:30 e o Vitória de Guimarães em casa do Tondela em sábado, na mesma hora.

MVP do jogo - Óliver Torres.


Árbitro: Rui Costa (AF Porto)


Ação disciplinar: Cartão amarelo para Óliver (65), Wakaso (89), Hernâni (90), Herrera (90+8) e Alex Telles (90+8).



Fonte da Foto: FC Porto.


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário