quinta-feira, 7 de março de 2019

SPORTING VENCE FC PORTO COM FINAL ÉPICO E FICA A UM PONTO DOS 'DRAGÕES'


O Sporting venceu ao FC Porto por 26-23, travando a sequência de 19 vitórias consecutivas dos 'dragões' e ficando a um ponto destes, hoje em jogo em atraso da 18.ª jornada da I Liga Portuguesa de Andebol.

Num encontro em que os 'dragões' estiveram a maior parte do encontro em vantagem, foi na parte final que os atuais campeões nacionais reagiram e conquistaram os três pontos, num encontro onde Quintana e Cudic foram essenciais.

A qualidade dos plantéis, as prestações na Europa (Liga dos Campeões para o Sporting e Taça EHF para o FC Porto) e as prestações a grande nível, davam os ingredientes para um dos jogos mais emotivos do campeonato e assim o foi.

Uma semana após o triunfo dos 'dragões' na Luz e a quarto dias da deslocação dos 'leões' a esse terreno colocaram incerteza no resultado até final. O FC Porto começou muito melhor na partida e não demoraram a chegar as vantagens de três a quarto golos (02-06), quando estavam dez minutos decorridos.

Depois de uma paragem devido a problemas da baliza, e o Sporting encostou o marcador entre os 11 aos 12 minutos para dois de diferença (04-06). A agressividade e a intensidade defensiva, com muitas falhas dos 'verdes' e melhor acerto dos 'azuis' foram essenciais para o decorrer do jogo nos primeiros 30 minutos.

Um critério diferente e maior organização dos 'leões' foram reduzindo o marcador, aproveitando melhor as vantagens numéricas, mas mesmo assim foi o Sporting que teve de correr atrás do prejuízo, quando aos 20 minutos, o melhor marcador do FC Porto, o ponta António Areia abria caminho para o regresso aos quarto golos de vantagem (07-11).

Aos 26 minutos, Miguel Martins deu a maior vantagem até então do encontro com cinco de diferença (09-14), graças à qualidade das defesas de Quintana, mas mesmo com um golo de Ghionea num livre de sete metros no final, o FC Porto vencia por três de diferença (15-12). 

O FC Porto era superior a todos os capítulos do que o adversário no final da primeira parte.

Na segunda parte, até aos 39 minutos, a toada de jogo manteve-se e após esse minuto, o Sporting cresceu com um parcial de 3-0 entre os 39 aos 41 e chegou a estar a um golo de diferença aos 41 (18-19).

Soava a campainha do alarme nos 'dragões' que aos 44 minutos, com um parcial de 2-0, voltavam a ter três golos de vantagem (18-21), mas acabariam por deixar escapar a vantagem, quando aos 48, o Sporting empatava o jogo (22-22).

Aos 55 minutos de jogo, o Sporting conseguia a primeira vantagem no jogo, após livres de sete metros falhados, bolas ao poste e passes errados, foi Frankis Carol (23-22), tendo ganho outra vida e guardou a vantagem até final, no seguimento de uma fase do jogo em que o FC Porto não marcou, vencendo os 'leões' por 26-23.

O FC Porto apesar de ser primeiro, pode ver o Sporting igualado no final da primeira fase ou ultrapassado, caso vença na Luz. A fase final tem tudo para ser emocionante, entre os seis candidatos ao título.    

Com este resultado, o FC Porto é primeiro classificado da Liga, com 71 pontos e o Sporting segundo com 70 e com menos um jogo.

Na próxima jornada, a última da primeira fase, o FC Porto recebe o ISMAI às 12:00 deste sábado e o Sporting vai ao terreno do Benfica nesse dia às 20:00.

MVP da partida – Valentin Ghionea.


Jogo da 18.ª jornada da I Liga Portuguesa de Andebol no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.


Sporting - FC Porto (26-23)

Intervalo (12-15).


Sob arbitragem da dupla Mário Coutinho/Ramiro Silva (AA Aveiro), as equipas alinharam e marcaram:   

- Sporting: Aljoša Čudić e Matevž Skok (g.r.); Pedro Valdés (2), Edmilson Araújo (4), Bosko Bjelanovic, Rafael Paulo, Carlos Ruesga (2), Frankis Carol (5), Pedro Solha (1), Tiago Rocha, Carlos Carneiro, Fábio Chiuffa, Nuno Reis, Valentin Ghionea (8), Ivan Nikcevic (2) e Luís Frade (3).

Treinador:Hugo Canela


- FC Porto: Alfredo Quintana e Thomas Bauer (g.r.); Víctor Iturriza, Leandro Semedo, Yoan Balázquez, Miguel Martins (3), Djibril Mbengue (2), Ángel Hernández, Rui Silva (1), Daymaro Salina (1), Leonel Fernandes, Alexis Borges (1), Diogo Branquinho (4), António Areia (7), Miguel Alves (1) e Fábio Magalhães (3).

Treinador: Magnus Andersson.


Marcha do Marcador: (02-06) (10 minutos de jogo), (07-11) (20), (12-15) (30), (17-19) (40); (21-22) (50) e (26-23) (Final).


Dois minutos de exclusão: 06/06.



Fonte da Foto: Twitter oficial do FC Porto.


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário