quinta-feira, 21 de março de 2019

UMA PAIXÃO COM HISTÓRIA QUE DURA DESDE 1912 E CELEBRA HOJE 107 ANOS

UMA PAIXÃO COM HISTÓRIA QUE DURA DESDE 1912 E CELEBRA HOJE 107 ANOS






A crónica das quintas-feiras do Leça FC da Nova Memória é um pouco diferente, não tanto de opinião sobre o estado atual, mas sobre o historial de 107 anos que hoje celebra com uma vitória que valeu mais do que os três pontos.

"Honrando o teu passado, vivendo o teu Presente, projectando o teu futuro! Lembro-me dos primeiros jogos ao teu lado das primeiras idas ao pelado !! Lembro-me daquelas derrotas que me deixaram de rastos por dias infindavéis!! Lembro-me também das vitorias que fizeram o meu coração bater mais forte!!", comentou o treinador do Leça Domingos Barros.

O Leça FC foi fundado em 1912. Um clube onde o futebol é o desporto mais popular da formação, mas esta coletividade desportiva, já teve andebol, basquetebol, hóquei em patins, entre outros desportos.

O clube leceiro neste momento além do futebol, tem o Bilhar Carambola, a Patinagem Artística, o Karaté e o Futsal. Na história do clube surge como o primeiro jogo onde existe relatos da imprensa, embora não oficial, uma partida realizada no dia 03 de setembro de 1913 entre o Leça FC e o 1º de Portugal FC de Matosinhos que a formação leceira venceu por 8-2.

Depois de duas épocas na 2.ª Divisão de Honra o Leça FC vai então subir, finalmente, à 1ª Divisão Nacional. Agora tecnicamente liderado por Joaquim Teixeira, o Leça sagra-se campeão nacional da 2.ª Divisão de Honra na temporada de 1994/95 e ascende ao primeiro escalão do futebol português.

https://www.youtube.com/watch?v=LvgUqf1qTBg - Vitória do Leça sobre o Sporting por 1-0 em 97/98.

https://www.youtube.com/watch?v=Eo5mwO3R_Ys&t=36s - Último jogo da época 95/96 frente ao Sporting no estádio do Leça (1-1).

https://www.youtube.com/watch?v=SQkmv-knnZk - Vitória em Felgueiras na época 95/96 por 2-1.








Apesar de todas as contrariedades manifestadas ao longo das três épocas em que esteve no escalão máximo do futebol português, com um orçamento bastante limitado, vivendo grandes dificuldades económicas, esta teve de se socorrer de jogadores emprestados, mas foi daí que nasceram os nomes mais famosos associados ao clube.

O guarda-redes Best vindo do Salgueiros, o sérvio Vladan, Zé da Rocha vindo do Gil Vicente, Matias do Vitória de Guimarães, Jaime Magalhães do FC Porto, Serifo, Cao, Tozé, o agora treinador do Shaktar, Paulo Fonseca, os espanhóis Loinaz, Fran, o atual treinador de guarda-redes Jovanovic, o Constantino (Tino Bala)

"No Leça tive o Serifo, em contra-ataque era um jogador impressionante. O Cristóvão, o Nando... era uma grande equipa. O Sérgio Conceição, o Isaías, o Fran... Seria injusto destacar só um", destacou Constantino numa entrevista ao Jornal O Sol.







A formação leceira acabou por ser relegada ao segundo escalão por decisão da justiça desportiva em 97/98, decorrente de um famoso processo de corrupção desportiva, conhecido por “Guímarogaite”, onde o Presidente do Leça FC terá subornado um árbitro de futebol.

Hoje em dia, além de ter uma época passada de sonho com a subida ao Campeonato de Portugal e com uma massa associativa bem viva, o clube pela primeira vez esta temporada saiu dos lugares da zona de descida.

Parabéns Leçinha.




Fonte da Foto: Leça FC Oficial.


Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário