sábado, 22 de dezembro de 2018

FC PORTO VENCE CAB E VAI PARA A TAÇA HUGO DOS SANTOS


O FC Porto venceu em casa do CAB Madeira por 95-70, com uma segunda parte dominadora dos dragões sob os madeirenses com Pedro Pinto em destaque, hoje em jogo da 11.ª jornada da I Divisão de Basquetebol.

O primeiro quarto começou com o tom do equilíbrio com várias mudanças no marcador, mas com o CAB Madeira em vantagem na maior parte dos 10 primeiros minutos da partida. O FC Porto apostava na penetração no jogo interior, com dois jogadores a forçar esse jogo, casos de Miguel Queiroz e Sasa Borovnjak.

O CAB Madeira a forçar na velocidade e no um contra um, para ser mais fácil o lançamento a apostar nas falhas da transição defensiva dos ‘dragões’. Com ataques mais organizados, lentos e coordenados, os insulares tinham de ter muita paciência para ultrapassar a muralha defensiva dos homens aos comandos de Moncho López, que sempre que podiam, conseguiam muitos ressaltos ofensivos.

O CAB com uma boa percentagem no lançamento quer de dois ou três pontos, com a velocidade adequada e o FC Porto em nível ofensivo e físico conseguiu ultrapassar as dificuldades causadas pela boa ocupação dos terrenos dos madeirenses, com apenas um ponto de vantagem (30-31).

No segundo quarto, a solução defensiva do CAB Madeira causava muitos riscos, pois se o jogador falhava o tempo de interceção à bola, o atleta ‘azul e branco’ com facilidade driblava e marcava, não bastava estar à frente do lançador.

Uma primeira parte de elevadas percentagens para ambos os lados (acima dos 60 por cento) com o equilíbrio a continuar a ser o tema de destaque no encontro, com o CAB Madeira e o FC Porto a trocarem a liderança no marcador várias vezes, não dando espaços para qualquer jogo interior ou penetração ou lançamento de jogo exterior. 

O FC Porto a defender com maior intensidade, com uma melhor rotação do plantel, esteve em vantagem ao intervalo por apenas três pontos (48-51).  

No terceiro quatro o FC Porto com uma maior profundidade no plantel e com um ritmo mais sólido, entre os 26 aos 29 minutos, criou um parcial de 9-0 (56-71), chegou pela primeira vez à vantagem na casa das dezenas, ‘cavando’ um maior resultado.

No último quatro, Moncho López pediu para que os seus jogadores jogassem com mais calma, controlando a vantagem, com um jogo mais coordenado, organizado e lento, conseguindo aos 38 minutos a maior vantagem no encontro com 25 pontos de vantagem e João Paulo Silva do CAB que a concentração fosse na jogada dois contra um para permitir maior facilidade nos lançamentos.

O CAB não encontrava soluções para travar o ímpeto criado pelos ‘dragões’ que a partir do lançamento de três pontos aumentava a vantagem para 20 pontos (63-83), a 06:10 do fim, com Pedro Pinto a coordenar as jogadas do FC Porto, com os ‘portistas’ a dominarem, com os insulares a marcarem apenas oito pontos.

Foi a quinta vitória consecutiva dos dragões no campeonato, garantindo um lugar na Taça Hugo dos Santos. Os dragões, que somam 18 pontos, tem um saldo positivo de +77, que era o primeiro critério de desempate no apuramento para a prova herdeira da Taça da Liga.

Com maior percentagem de lançamento (60 por cento contra 44), livre (91 contra 71), nos lançamentos de dois e três pontos, com mais ressaltos ofensivos (10 contra quarto), com 21 pontos na segunda tentativa contra nenhum dos insulares, foram alguns dos pontos que justificam a vitória do FC Porto hoje na Madeira.

Em relação aos destaques para o FC Porto foram Sasa Borovnjak (18 pontos e quatro ressaltos), Pedro Pinto (18 pontos e três assistências) e para o CAB Madeira foram Jyles Smith (19 pontos e sete ressaltos) e Ivan Pendic (12 pontos e um ressalto).

Com este resultado, à condição, o FC Porto em terceiro lugar com 18 pontos e o CAB Madeira em 10.º com 13.

Na próxima jornada, o FC Porto joga no Algarve em casa do Imortal em 29 de dezembro, às 16:00 e o CAB no mesmo dia e hora recebe a Oliveirense.

MVP do jogo – Pedro Pinto.


Jogo no Pavilhão CAB Madeira, da 11.ª jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.

CAB Madeira 70-95 FC Porto

Ao Intervalo 48-51.


As equipas alinharam e marcaram por:


- FC Porto: Toni Prostran (2), Ferran Ventura (3), Boris Barac (4), Sasa Borovnjak (18), Val Voytso (7), Pedro Pinto (18), António Monteiro (9), Miguel Queiroz (2), Pedro Bastos (11), João Soares (17) e Diogo Araújo (4).

Treinador: Moncho López.


- CAB Madeira: Diogo Gameiro (4), José Correia, Earl Jr. (15), Mário Fernandes (11), Jyles Smith (19), Ivan Pendic (12), João Gallina, João Fernandes e Reginald Baker.

Treinador: João Paulo Silva.



Marcha do marcador: 30-31 (primeiro quarto), 48-51 (intervalo), 62-73 (terceiro quarto) e 70-95 (final)





Fonte da Foto: Facebook oficial do FC Porto.





Diogo Bernardino

1 comentário:

  1. Primeiro que tudo, sublinhar a bondade do comentário ao jogo, particularmente sobre a marcha do resultado, ao longo da partida. Já no que concerne aos aspetos técnico-táticos, seja-me permitido sugerir alguma alteração, para o furturo, e em relação à terminologia utilizada : Assim, deve ser acautelada a referência ao ritmo, considerando que ritmo é caracterizado por ter sucessão e periodicidade regular, com maior ou menor intensidade; falar-se sobre as jogadas...defensivas ? Jogadas, deverão ter um denominador comum e face a situações ofensivas; O FC Porto defendeu...alto, é termo futebolístico. Mais apropriado corresponderá a defender campo-todo, a meio-campo, com maior ou menor intensidade. Um único ojetivo : oferecer um modesto contributo. Feliz natal a todos.

    ResponderEliminar