sábado, 8 de dezembro de 2018

FC PORTO VENCE EM ESGUEIRA EM JOGO EQUILIBRADO ATÉ AOS 35 MINUTOS


O FC Porto venceu em casa do Esgueira por 93-82, em que o equilíbrio foi a nota até aos 35 minutos, hoje em jogo da nona jornada da I Divisão de Basquetebol.

Num pavilhão esgotado e animado, o FC Porto teria de procurar o jogo interior através de Sasa Borovnjak, passar pelos problemas do “Caldeirão Verde”, começando no tom de equilíbrio, com o Esgueira, a equipa-sensação do campeonato, a iniciar as ‘hostes’ e os ‘dragões’ a fazer um parcial de 8-0, com o Esgueira a não perder de vista os ‘azuis e brancos’.

Os ingredientes estavam a ser cozinhados e preparados para um encontro em que o Esgueira teria como benefícios o seu público que se tornava mais do que o sexto jogador com um apoio fervoroso e na aposta em mexer com a bola de forma rápida para chamar dois jogadores do Porto deixando um do Esgueira sozinho, a necessidade de rodar a bola para dar um percurso maior aos jogadores do Porto para percorrer, ou seja, ocupando os cantos do terreno.

No FC Porto para lançar sem hesitações e para criar linhas de passe e a criar os ressaltos ofensivos em que o Porto é líder no campeonato. Recuperar a bola, imprimindo um ritmo rápido e intenso, não permitindo ao Esgueira protagonizar o seu estilo de jogo.

O FC Porto com uma boa percentagem de lançamento, fruto de boas escolhas no ataque, conseguindo ter um parcial de 14-0, sob os aveirenses que subiram este ano à primeira divisão, nos últimos três minutos do primeiro quarto (08-22).

Com uma percentagem de lançamentos para três pontos com 75% concretizados (cinco em sete tentativas), davam uma vantagem de 19 pontos no final dos primeiros 10 minutos de jogo.

No segundo quarto, o FC Porto ‘provou’ do veneno que criou ao Esgueira com a formação de Pedro Costa consegue aproximar-se, através de uma maior eficácia nos lançamentos exteriores, com o FC Porto, realçando as prestações de Greg Alexander e de Ty Toney, quando a 02:20 do fim deste tempo, chegava a apenas três pontos (39-42), aproveitando os erros na defesa, alguma apreensão e confiança tresloucada dos ‘portistas’.

Dos 18 aos 20 minutos, os basquetebolistas de Moncho López, apostando na pressa que os jogadores do Esgueira tinham em estar em vantagem ao intervalo, não conseguindo fazer alguns lançamentos em condições, com os ‘dragões’ a conquistarem mais pontos do que os sete que tinham entre os 10 aos 17 minutos. 

O terceiro quarto foi o mais equilibrado, com algum ascendente do FC Porto, a desgastar Ty Toney e Greg Alexander que estavam a criar vantagens das suas arrancadas para o cesto, mantendo o Esgueira no jogo. 

No quatro período, o Esgueira continuava muito perto do FC Porto quando a 07:28 do fim, o Esgueira estava apenas a dois pontos (73-75), quando aos 34 minutos o Esgueira faz um parcial de 6:0 e regressa à liderança no encontro (79-75), por quarto pontos de vantagem.

O treinador do Esgueira pedia paciência para manter o resultado positivo, mas num jogo entretido e animado, a formação do Esgueira que não conseguiu recuperar ou retomar a vantagem e só marcaram mais três pontos entre os 34 aos 40 minutos.

O FC Porto com uma rotação e muita profundidade no plantel, foi a partir daí que ‘cavaram’ a vantagem de 11 pontos até ao final, com o equilíbrio, a terminar a partir dos 35 minutos. 

Os homens de Moncho López realizaram apenas nove ressaltos ofensivos, com o Esgueira a atingir a segunda derrota no “Caldeirão”, muito por mérito dos atletas de Pedro Costa.

O FC Porto a dar um abanão na crise de resultados, que tinha, depois de quatro derrotas consecutivas, atinge de novo duas vitórias de seguida.

Em relação aos destaques para o FC Porto foram Will Sheehey com 21 pontos e cinco ressaltos e Miguel Queiroz com 14 e para o Esgueira foram Greg Alexander com 29 pontos e Ty Toney com 21 e oito assistências

Com este resultado, o FC Porto fica em oitavo lugar com 12 pontos com menos um jogo e o Esgueira em quarto com 14.

Na próxima jornada, o FC Porto vai receber em casa o Vitória de Guimarães em 15 de dezembro às 16:00 e o Esgueira uma dupla jornada no sábado em casa da Oliveirense e no domingo em Aveiro com o Galitos.

MVP do jogo – Will Sheehey.


Jogo no Pavilhão Clube do povo de Esgueira, em Aveiro, da nona jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.


Esgueira 82-93 FC Porto

Ao Intervalo 39-48.


As equipas alinharam e marcaram por:

- Esgueira: Clint Robinson (9), Bolon Sauané (5), Ty Toney (21), Greg Alexander (29), Oliver Waymark (9), Pedro Moisés (7), Bruno Fernando (2), Francisco Mota e Ra ´Eese Hunt.

Treinador: Pedro Costa.

- FC Porto: Boris Barac (10), João Soares (11), Will Sheehey (21), Pedro Bastos (6), Ferrán Ventura (4), Toni Prostran (11), Miguel Queiroz (14), António Monteiro (5), Pedro Pinto (4), Sasa Borovnjak (7)

Treinador: Moncho López.


Marcha do marcador: 14-33 (primeiro quarto), 39-48 (intervalo), 63-71 (terceiro quarto) e 82-93 (final)





Fonte da Foto: Facebook oficial do FC Porto.




Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário