quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

PORTO VENCE BOA HORA COM BLOCO DEFENSIVO EM DESTAQUE


O FC Porto ganhou em casa do Boa Hora por 32-20, com o bloco defensivo em destaque constantemente criando dificuldades à primeira linha dos ‘lisboetas’, hoje em jogo antecipado da 16.ª jornada do campeonato nacional de andebol.

Os ‘dragões’ apresentavam-se com um bloco alto, num sistema defensivo 6x0, com um Boa Hora nada atrás, e cada um com as suas nuances. 

O Boa Hora ia arriscando ao avançar a sua linha para permitir o erro e não ser explorado nos contra-ataques como foi o caso ao minuto três, quando a primeira linha dos ‘lisboetas’ não conseguiam passar a ‘muralha’ defensiva do Porto e Leonel Fernandes a concretizar o primeiro golo do encontro num contra-ataque.

O FC Porto começou a aumentar a vantagem, que com a rotatividade do plantel não comprometeram o ritmo, a consistência do resultado que os ‘dragões’ criaram. Os ‘lisboetas’ a terem dificuldades em atacar na primeira linha, necessitando de dois pivôs.

O Boa Hora com um bloco baixo, não conseguia expor-se e criar remates de meia-distância ou jogo interior e isso se traduzia em apenas nove golos dos ‘lisboetas’ na primeira metade da partida.

Destaque para um grande golo de Miguel Martins, aos nove metros, no último lance da etapa inicial do encontro, o 16.º tento, após num remate em anca ‘desfeitear’ a defesa dos homens de Luís Santana, encontrando o lado esquerdo da baliza de Manuel Gaspar com eficácia. 

O Boa Hora iniciou melhor a segunda parte com um parcial de 2-0 entre os 30 aos 32 minutos, mas o Porto a surtir efeito com contra-ataques eficazes, criando o mesmo parcial. 

O FC Porto a tentar criar o rolo compressor do seu contra-ataque organizando, com desequilíbrios na linha defensiva do Boa Hora, como forma dos laterais marcarem em suspensão ou com falta e livre consequente de sete metros.

Com 14 defesas e 41 por cento de eficácia, destaque para o guarda-redes austríaco dos dragões, Thomas Bauer que está entre os possíveis escolhidos para representar a seleção no Mundial de Andebol de 2019 na Alemanha e na Dinamarca em janeiro. Os guarda-redes do Boa Hora, Diogo Valério e Manuel Gaspar, que jogaram no Sporting e no Benfica, não ficam na mó de baixo e também em destaque com 10 defesas no conjunto.

Entre os 38 aos 41 minutos, mais um bom parcial do Boa Hora (3-0), diminuindo para quarto golos e a reduzir o marcador para cinco golos, aos 45 minutos, com o treinador sueco dos ‘azuis e brancos’ a pedir ‘Timeout’, a dizer que necessitava de mais auto-motivação entre os atletas, para não relaxarem e manterem os índices de concentração defensiva que criaram na primeira parte, e os jogadores cumpriram, anulando a reação da equipa lisboeta.

Nos últimos cinco minutos da partida, o Porto avançou no terreno, fazendo marcação individual, com um sistema 5x1 com Miguel Martins a liderar os ataques e a não permitir o Boa Hora realizar várias jogadas coordenadas.

Até final, o Porto ‘cavou’ o resultado e criou a maior vantagem conseguida no encontro com 12 golos de vantagem, conquistando o 12.º triunfo consecutivo na prova.

No final desta jornada, com este resultado, à condição, o FC Porto está em primeiro com mais um jogo com 46 pontos e o Boa Hora em oitavo com 28.

Os Destaques do FC Porto foram Tito, Angel Hernandez e Miguel Martins, com quatro golos cada um e para o Boa Hora foram Francisco Tavares, do Boa Hora, também quatro e João Gomes com três.

Na próxima jornada, o FC Porto recebe o Fermentões em 22 de dezembro, às 18:00 e o Boa Hora em Fafe no mesmo dia e hora.

MVP da partida – Miguel Martins.


Jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional de Andebol no Pavilhão Fernando Tavares.


Boa Hora - FC Porto (20-32)

Intervalo (09-16).


Sob arbitragem da dupla Nuno Marques/ João Correia (AA Aveiro), as equipas alinharam e marcaram:    

 - Boa Hora: Manuel Gaspar (1) e Diogo Valério (g.r.); João Raquel (2), Francisco Tavares (4), Marcos Araújo, Rui Barreto (2), André Alves (2), Ricardo Queirós (1), Nuno Pinto, Pedro Santana (2), António Ribeiro, Tiago Figueiredo (2), Pedro Costa, Uros Markovic (1) e João Gomes (3).
Treinador: Luís Santana.            
                 
- FC Porto: Alfredo Quintana e Thomas Bauer (g.r.); Leandro Semedo (1), Yoan Balázquez (1), Miguel Martins (3), Djibril Mbengue, Ángel Hernández (4), Rui Silva (4), Daymaro Salina (3), Leonel Fernandes (2), Alexis Borges (4), Diogo Branquinho (1), António Areia (1), André Gomes (2), Miguel Alves (4) e Fábio Magalhães (2).

Treinador: Magnus Andersson.


Marcha do Marcador: (03-06) (10 minutos de jogo), (06-11) (20), (09-16) (30), (13-18) (40); (18-26) (50) e (20-32) (Final).


Dois minutos de exclusão: 02/02.





Fonte da Foto: Facebook oficial do FC Porto.




Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário