quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

FC PORTO VENCE GALITOS E CONQUISTA QUARTA VITÓRIA CONSECUTIVA ENTRE ALGUNS APERTOS


O FC Porto venceu o Galitos por 97-88, conquistando a quarta vitória consecutiva no campeonato com alguns apertos da formação do Barreiro, hoje em jogo da sétima jornada da I Divisão de Basquetebol.

O FC Porto com uma eficácia atacante no primeiro quarto travava a equipa vinda dos Barreiros que com algumas dificuldades alcançava os pontos, mas entre os seis aos oito minutos do primeiro quarto, o Porto diminuiu a sua intensidade defensiva que foi aproveitada pelo Galitos.

O Galitos defendia à zona de forma ligeira que exponha os jogadores do Porto que procuravam ‘buracos’ para tentar as penetrações ou para lançadores exteriores de três pontos como Pedro Bastos, ao qual 15 dos 23 pontos em oito minutos de jogo eram efetuados dessa forma.

O Porto no segundo quarto com muitos ressaltos ofensivos, baixou muito no aspeto defensivo e acaba por deixar a equipa do Galitos entrar novamente na discussão do jogo, com apenas seis pontos de diferença no final da primeira parte.

Apesar disso, o Galitos só nos primeiros 20 segundos é que esteve em vantagem e a partir daí, a ‘carruagem’ do FC Porto nunca mais descarrilou apesar dos obstáculos que apareciam.

Os ‘dragões’ entraram melhor no reatamento e no terceiro quarto, com a defesa a não permitir o jogo interior da formação de Daniel Brandão, esta sentiu muitas dificuldades em encontrar o caminho do ‘cesto’, marcando entre os 20 aos 24 minutos, só dois pontos.

Aos 24 minutos o FC Porto tinha uma vantagem alcançada de 18 pontos, a maior que atingiu ao longo do encontro, mas nos últimos dois minutos, o Galitos faz um parcial de 6-0 e reduz para apenas 11.

No último período, Moncho López pedia aos seus atletas que fizessem muitas jogadas em ‘pick and roll’, ou seja, que um jogador definisse uma jogada para que um companheiro de equipa manipulasse a bola e, em seguida, se mova em direção ao cesto para receber um passe e de forma fácil marcar.

Os visitantes ainda encurtaram em diversas ocasiões, mas o FC Porto encontrou sempre forma de a vantagem voltar às dezenas.

O FC Porto a partir daqui, defendeu mal e esteve precipitado nas decisões ofensivas e o Galitos mais motivado, a recuperar pontos e a cinco minutos do fim do jogo, estava a apenas seis pontos.

Foi o caso da última aproximação a 05:10 minutos do fim com seis pontos conquistados (83-77), seguida de um parcial de 9-0 favorável aos da casa.

Os ‘dragões’ a 01:30 do fim, com uma aposta no jogo interior, na rotatividade, na estatura física de jogadores como Sasa Borovnjak e Toni Prostran e com algumas bolas a não caírem no cesto por parte dos homens do Barreiro, puxou dos ‘galões’ e conquistou a quarta vitória consecutiva no campeonato e se vencer o CAB Madeira no sábado e irá competir na Taça Hugo dos Santos, a Taça da Liga, que engloba os quarto primeiros classificados da primeira fase do campeonato.

Nesse cenário, passa a somar 18 pontos e mesmo que o Lusitânia ganhe ao Imortal e some igual pontuação, os azuis e brancos têm vantagem no primeiro critério de desempate para ir à prova que se realiza em fevereiro de 2019: a diferença de pontos marcados e sofridos. Neste momento, o FC Porto tem uma diferença de +52, enquanto os açorianos estão com um saldo negativo (-6), ou seja, teriam que ganhar por 59 para passar os ‘dragões’.

Com mais assistências (29 contra 21), mais turnovers (16 contra cinco), melhor percentagem de lançamento (47 contra 45), mais ressaltos (54 contra 20), mais percentagem nos lançamentos livres (90 contra 82), são alguns dos pontos que justificam a vitória do FC Porto sobre o Galitos.

Destaque para António Monteiro, que regressou à competição depois de ter sofrido uma indisposição horas antes do jogo do passado sábado frente ao Vitória de Guimarães.

Em relação aos destaques para o FC Porto foram Boris Barac com duplo-duplo com 21 pontos e 11 ressaltos e o mesmo para Sasa Borovnjak com 20 pts. e 12 res. e para o Galitos foram Malcolm Walters com 21 e Evan Maxwell com 19.

Com este resultado, à condição, o FC Porto sobe para o terceiro lugar com 16 pontos e o Galitos em nono com 13 pontos.

Na próxima jornada, o FC Porto vai jogar frente ao CAB Madeira em 22 de dezembro às 15:00 e o Galitos vai jogar em Esgueira no mesmo dia, às 21:30.

MVP do jogo – Boris Barac.


Jogo no Pavilhão Dragão Caixa, em atraso da sétima jornada da Liga Portuguesa de Basquetebol.

FC Porto 97–88 Galitos

Ao Intervalo 50-44.


As equipas alinharam e marcaram por:

- FC Porto: Toni Prostran (11), Ferran Ventura (6), Will Sheehey (12), Boris Barac (21), Sasa Borovnjak (20), Val Voytso (2), Pedro Pinto, António Monteiro (2), Miguel Queiroz (7), Pedro Bastos (6), João Soares (8) e Diogo Araújo (2).

Treinador: Moncho López.


- Galitos: Malcom Walters (21), Diogo Ventura (7), Kenneti Mendes (11), Daniel Machado (7), Evan Maxwell (19), Marcus Costa, Henrique Piedade (14), Diogo Correia (9), Paulo Costa, Gamil Carvalho e Daniel Carvalho.

Treinador: Daniel Brandão.


Marcha do marcador: 33-20 (primeiro quarto), 50-44 (intervalo), 73-62 (terceiro quarto) e 97-88 (final)





Fonte da Foto: Facebook oficial do FC Porto.




Diogo Bernardino

Sem comentários:

Enviar um comentário